logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

De Uber a avião: 56% dos gastos em cartões corporativos no Brasil são relativos a transporte, diz levantamento

Dados da fintech Portão 3 mostram os serviços mais utilizados nas empresas

16 de maio de 2024

No mundo empresarial, os cartões corporativos são amplamente usados para cobrir despesas relacionadas às operações comerciais. Além de oferecerem praticidade e agilidade, permitindo que os colaboradores respondam rapidamente às necessidades do negócio, ainda facilitam e garantem recursos essenciais para as atividades diárias. De acordo com um levantamento feito pela Portão 3, uma plataforma de gestão de despesas para empresas, 56% dos gastos são referente a transporte, seja aéreo ou terrestre, com as companhias aéreas Latam e GOL na liderança, evidenciando os dados divulgados recentemente pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) que mostram que o crescimento das despesas estimadas pelas organizações com viagens corporativas em janeiro de 2024 cresceram 5,5% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo um valor de R$ 7,3 bilhões.

 

Uma outra tendência que se percebe nos dados é na alimentação. Entre restaurantes, seja MacDonalds ou Outback, para citar alguns, e pedidos de comida em apps como iFood, Uber Eats e Rappi, por exemplo, 15% dos gastos são referentes a comida. “Nossa pesquisa deixa evidente que o cartão corporativo deve ser visto como um benefício para o colaborador, uma vez que cada um pode escolher com o que e onde quer usá-lo, de acordo com suas preferências pessoais”, diz Marcos Dantas, Head do time de Performance.

 

Os dados também mostram que 5,2% das transações são realizadas em plataformas digitais, sinalizando uma mudança significativa no comportamento de consumo da empresa. Essa migração para o meio online oferece diversas vantagens, tanto para os funcionários quanto para as organizações, impulsionando a adoção dessa prática em larga escala.

 

Dantas destaca que o uso deve ser feito com responsabilidade e consciência mútua dos colaboradores e gestores. “O uso responsável dos cartões corporativos é essencial, pois reflete a integridade e a transparência nas operações financeiras da empresa. Todos devem entender que cada despesa impacta diretamente nos recursos da organização, exigindo diligência e prestação de contas para garantir a utilização adequada dos fundos empresariais”, diz.

 

O uso responsável dos cartões corporativos é uma prioridade para manter a integridade financeira das empresas. O levantamento ressalta a necessidade de uma gestão consciente dos recursos empresariais para garantir o bem-estar financeiro e operacional das organizações. Portanto, a adoção de práticas adequadas e o entendimento do impacto de cada despesa nos recursos da empresa são fundamentais para uma gestão eficiente e transparente.

Fonte: Assessoria