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Foto: Divulgação

Ataques no Mar Vermelho ameaçam cadeia logística do BR e aumentam fretes internacionais

Especialista relata que nos últimos meses houve um aumento de aproximadamente 182% no valor do frete de transporte de cargas e explica quais os impactos dessa elevação na economia brasileira.

15 de maio de 2024

Nos últimos meses, uma série de conflitos no Mar Vermelho tem impactado a cadeia logística global, com consequências diretas para o Brasil. A rota marítima através do Mar Vermelho é uma das mais utilizadas para o comércio internacional, conectando a Ásia, incluindo o subcontinente Indiano e o Oriente Médio, à Europa, através do Canal de Suez. Recentemente, houve novas interrupções nessa rota, fato que pode causar uma redução no transporte entre Ásia e Europa em até 20%.
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Dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) mostram que 80% do comércio global é feito por via marítima. No Brasil, esse número sobe para 95%, conforme a Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas (ABTC).
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“Essa dependência significa que o Brasil é especialmente sensível a problemas nas rotas marítimas internacionais. Apesar de estarem distantes geograficamente, os conflitos no Mar Vermelho afetam os prazos de entrega de importação e exportação, já que cerca de 15% do tráfego marítimo mundial passa por essa região. Isso cria obstáculos para a livre navegação comercial”, destaca o especialista em comércio exterior e Diretor da AGL Cargo, Jackson Campos.
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Essa instabilidade na região tem coloca evidencia o potencial impacto nos preços dos fretes e na eficiência da cadeia logística. “No Brasil, uma das principais economias emergentes, os efeitos desses ataques já estão sendo sentidos e podem se agravar caso a situação persista”, ressalta Campos.
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Ao fazer um recorte do período entre 26 de outubro de 2023, logo após o início do conflito na região, e 19 de janeiro de 2024, o índice Freightos Baltic, responsável por monitorar diariamente as taxas globais de frete, revelou um aumento de cerca de 182%. Durante esse intervalo, os valores por contêiner saltaram de US$ 1.095,00 para US$ 3.093,00, de acordo com esse índice, e continuam a subir.
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Os ataques no Mar Vermelho têm o potencial de afetar diretamente os custos de transporte de mercadorias para o Brasil. Como um país que depende fortemente do comércio internacional, qualquer interrupção significativa nas rotas marítimas globais pode resultar em aumentos nos preços dos fretes e, consequentemente, nos produtos importados.
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Isso poderia impactar não apenas as empresas que dependem de matérias-primas e produtos importados, mas também os consumidores finais, que poderiam enfrentar aumentos nos preços de uma variedade de produtos.

“Vale destacar que a redução no transporte entre Ásia e Europa também pode resultar em atrasos nas entregas e na disponibilidade de produtos, o que poderia prejudicar a competitividade das empresas brasileiras no mercado global”, finaliza.

Fonte: Assessoria