Ataques no Mar Vermelho ameaçam cadeia logística do BR e aumentam fretes internacionais
Especialista relata que nos últimos meses houve um aumento de aproximadamente 182% no valor do frete de transporte de cargas e explica quais os impactos dessa elevação na economia brasileira.
15 de maio de 2024
Nos últimos meses, uma série de conflitos no Mar Vermelho tem impactado a cadeia logística global, com consequências diretas para o Brasil. A rota marítima através do Mar Vermelho é uma das mais utilizadas para o comércio internacional, conectando a Ásia, incluindo o subcontinente Indiano e o Oriente Médio, à Europa, através do Canal de Suez. Recentemente, houve novas interrupções nessa rota, fato que pode causar uma redução no transporte entre Ásia e Europa em até 20%.
Dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) mostram que 80% do comércio global é feito por via marítima. No Brasil, esse número sobe para 95%, conforme a Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas (ABTC).
“Essa dependência significa que o Brasil é especialmente sensível a problemas nas rotas marítimas internacionais. Apesar de estarem distantes geograficamente, os conflitos no Mar Vermelho afetam os prazos de entrega de importação e exportação, já que cerca de 15% do tráfego marítimo mundial passa por essa região. Isso cria obstáculos para a livre navegação comercial”, destaca o especialista em comércio exterior e Diretor da AGL Cargo, Jackson Campos.
Essa instabilidade na região tem coloca evidencia o potencial impacto nos preços dos fretes e na eficiência da cadeia logística. “No Brasil, uma das principais economias emergentes, os efeitos desses ataques já estão sendo sentidos e podem se agravar caso a situação persista”, ressalta Campos.
Ao fazer um recorte do período entre 26 de outubro de 2023, logo após o início do conflito na região, e 19 de janeiro de 2024, o índice Freightos Baltic, responsável por monitorar diariamente as taxas globais de frete, revelou um aumento de cerca de 182%. Durante esse intervalo, os valores por contêiner saltaram de US$ 1.095,00 para US$ 3.093,00, de acordo com esse índice, e continuam a subir.
Os ataques no Mar Vermelho têm o potencial de afetar diretamente os custos de transporte de mercadorias para o Brasil. Como um país que depende fortemente do comércio internacional, qualquer interrupção significativa nas rotas marítimas globais pode resultar em aumentos nos preços dos fretes e, consequentemente, nos produtos importados.
Isso poderia impactar não apenas as empresas que dependem de matérias-primas e produtos importados, mas também os consumidores finais, que poderiam enfrentar aumentos nos preços de uma variedade de produtos.
“Vale destacar que a redução no transporte entre Ásia e Europa também pode resultar em atrasos nas entregas e na disponibilidade de produtos, o que poderia prejudicar a competitividade das empresas brasileiras no mercado global”, finaliza.