logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Abaixo-assinado pede criação do Museu Virtual da Renda Renascença na Paraíba

Publicado na plataforma Change.org Brasil, pedido é uma forma de reconhecimento da importância cultural e sócio-econômica desta atividade.

15 de maio de 2024

Um abaixo assinado criado em João Pessoa (PB) e publicado na plataforma Change.org Brasil pede a criação do primeiro Museu Virtual da Renda Renascença, como forma de reconhecer a importância cultural e sócio-econômica desta atividade: https://www.change.org/MuseuVirtualRenda

Original do sertão paraibano, essa delicada renda é uma das belezas mais tradicionais e de grande importância cultural do artesanato brasileiro. Confeccionada exclusivamente à mão, o ofício é caracterizado pelo desenho da sua trama feita por pontos e entrelaçados detalhados.

A proposta do abaixo-assinado é, a partir do apoio popular à petição, convencer autoridades a financiar o desenvolvimento de um museu virtual, que sirva ao mesmo tempo para preservar a memória desse patrimônio cultural e apoiar o sustento econômico das mulheres envolvidas nesta prática artesanal.

“Ao destinar recursos para a realização plena do Museu Virtual da Renda Renascença, instamos as autoridades a reconhecerem a importância dessa arte tradicional, especialmente para as mulheres que a mantêm viva. Estamos, assim, contribuindo para uma herança cultural mais inclusiva, que valoriza não apenas o passado, mas também o presente e o futuro das mulheres envolvidas nesta expressão artística única. Unidos, podemos garantir que a Renda Renascença continue a inspirar, educar e sustentar comunidades”, observam os organizadores do abaixo-assinado.

Onze municípios são reconhecidos como os maiores produtores da Renda Renascença no Brasil: São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Camalaú, Monteiro, Prata, Congo e Sumé, na Paraíba; Poção, Pesqueira e Jataúba, em Pernambuco.

Segundo o projeto para a criação do museu online, publicado no site https://museudarenda.com.br/, ele tem o potencial de ser catalisador para pesquisas aprofundadas sobre a história da renda renascença, enriquecendo o campo da academia. Além disso, servirá como uma valiosa ferramenta educacional, proporcionando acesso global a recursos educativos que destacam não apenas as técnicas artesanais, mas também a importância cultural, econômica e social da Renda Renascença, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento e preservação desse patrimônio para as futuras gerações.

Fonte: Assessoria