logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Delivery representa 22,8% das vendas do setor de bares e restaurantes em março

Os números são do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), realizado mensalmente pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil) com 17 redes associadas

13 de maio de 2024

O canal de delivery representou a fatia de 22,8% do total das vendas no setor de bares e restaurantes no mês de março. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 21,5% das vendas. Os números são do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), realizado mensalmente pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil) com 17 redes associadas.

As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 12,9% na comparação com março de 2023, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 16,2%.

Além disso, para os operadores vinculados ao IFB, o setor de alimentação fora do lar encerrou o mês com o maior percentual de crescimento dos últimos tempos, o que corresponde ao aumento nominal nas vendas de 14,4%, e aumento real (descontada a inflação) de 9,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

No recorte da Sexta-feira Santa até o domingo de Páscoa, essa evolução foi de 17,2%. Já na comparação com as mesmas lojas, a alta nominal em março de 2024 foi de 10,8% em relação a março de 2023. No acumulado do ano, por sua vez, o crescimento total nominal foi de 11,5%.

Em relação ao número de transações, o aumento foi de 8,6% quando comparado ao mesmo mês de 2023. Já no acumulado do ano, o crescimento foi de 5,6%.

Agora, quando se fala em ticket médio das redes, a evolução alcançou 2,7%, chegando a R$ 42,50 em março de 2024, contra R$ 41,40 em março de 2023.

Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 2,1%, atingindo 7.096 unidades. Em março de 2024, foram abertos 16 estabelecimentos (seis em centros comerciais e dez em lojas de rua). Por outro lado, 11 lojas foram fechadas (três lojas em centros comerciais e oito lojas de rua). Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, apresentaram aumento de 2,3%, chegando a 3.348 unidades em março de 2024, contra 3.274 unidades em março de 2023.

“Com o maior desempenho dos últimos tempos, esta edição reforça as perspectivas positivas em torno do foodservice, as quais vínhamos discutindo há algum tempo. Afinal, estamos vivenciando um cenário econômico mais estável. O IDF é um importante indicador de vendas realizado exclusivamente com os associados do IFB e reúne análises que influenciam diretamente a performance do setor”, comenta Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

Fonte: Varejo SA