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Foto: Freepik

Vendas de produtos em pet shop online chegam a R$ 1,3 bilhão no 1º trimestre de 2024, diz Neotrust

Categoria de alimentação para cães permanece como líder, representando 45,7% do total faturado

8 de maio de 2024

O mercado de produtos pet continua a se expandir no e-commerce brasileiro, atingindo um faturamento de R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2024, segundo levantamento da Neotrust, empresa do ecossistema da Confi, especializada em inteligência de dados.
Após um aumento acelerado entre 2021 e 2022, com taxas de crescimento de 52,1% e 26,6%, respectivamente, o mercado estabilizou-se com um crescimento de 3,2% entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024.
“O e-commerce retomou um crescimento acima de 10% no início de 2024, e o segmento de pet shops está alinhado a essa tendência, avançando significativamente em termos tecnológicos”, afirma Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust.
A análise do aumento de 3,2% revela dinâmicas regionais variadas. A região Norte apresentou um expressivo crescimento de 40,5% ano após ano, embora ainda represente apenas 2,0% do total do faturamento digital. O Sudeste, por outro lado, registrou um aumento de 6,5% e responde por mais de 68% do faturamento total. Outras regiões enfrentaram retrações, com quedas de 2,7% no Nordeste, 6,8% no Sul e 10,8% no Centro-Oeste.
No que se refere às categorias de produtos, a alimentação para cães permanece como a principal, representando 45,7% do faturamento no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 13,6% em relação ao período anterior.
Produtos de saúde para animais e alimentos para gatos também mostraram aumentos significativos de 31,4% e 14,5%, respectivamente. No entanto, houve declínios nas vendas de aquários e brinquedos para animais.

Predominância das lojas especializadas

Os consumidores têm mostrado preferência por realizar suas compras em lojas especializadas, como PetLove, Petz ou Cobasi, que representaram 77,9% do faturamento no primeiro trimestre de 2024, um aumento significativo em relação aos 66,5% observados no primeiro trimestre de 2021. Esse fenômeno indica uma consolidação do segmento de lojas especializadas no mercado de pet online.

 

A frequência das compras em pet shops também demonstra uma tendência de alta, com os consumidores realizando em média cinco compras por ano em lojas especializadas.
O valor médio por compra aumentou de R$ 118,9 em 2021 para R$ 154,7 no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 30% em três anos. “A frequência de compras e o ticket médio são métricas cruciais para entender as dinâmicas das categorias. Ambas estão positivas para o segmento de pet shop, sinalizando boas perspectivas para o futuro”, comenta Laloux.

Fonte: Assessoria