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Foto: Freepik

Consumo de itens de segunda mão é oportunidade para o varejo no Dia das Mães

Apontado como tendência global no mercado de varejo, a compra e venda de produtos seminovos cresce e beneficia tanto o cliente quanto o empreendedor

8 de maio de 2024

O resale é o processo de revenda de itens usados, que podem variar de roupas, calçados e acessórios até eletrônicos, móveis ou artigos esportivos. Essa prática está ganhando cada vez mais espaço no mercado varejista e pode ser uma oportunidade importante para impulsionar as vendas no Dia das Mães, data relevante do calendário varejista.
De acordo com pesquisa da Pymnts Intelligence, consumidores estão comprando em lojas de segunda mão com a mesma frequência que em outros segmentos do varejo. Mais de 40% dos consumidores americanos que participaram do levantamento adquiriram itens de segunda mão em 2023, refletindo uma mudança significativa nos hábitos de consumo. Globalmente, o estudo prevê que o mercado de segunda mão alcance US$ 351 bilhões em 2027, um aumento significativo em relação aos US$ 177 bi em 2022. Só nos Estados Unidos, o mercado de roupas de segunda mão deve dobrar, atingindo US$ 70 bi no mesmo período. Essa tendência é especialmente evidente no Brasil, onde um estudo da OLX revelou aumento de 30% nas vendas de itens usados no primeiro trimestre de 2023.
Se antes essa prática ficava restrita a brechós e comércios locais, agora existem grandes varejistas investindo na economia circular, reflexo de uma mudança significativa nos hábitos de consumo, impulsionada por uma preocupação maior dos consumidores com a sustentabilidade atrelada a preços mais acessíveis.
Guga Schifino, diretor da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, explica que a prática vem se popularizando muito rapidamente e hoje já existem soluções de software que ajudam a atender esse mercado. “Aqui na Linx já temos clientes que atuam exclusivamente no segmento de resale e buscam por soluções para esse tipo de varejo. Em datas de grande fluxo, como o Dia das Mães, é preciso estar com a operação o mais preparada possível, para evitar falhas e proporcionar uma melhor experiência ao cliente”.
Bruna Vasconi, fundadora e CEO do Peça Rara, rede de brechós que também é cliente da Linx, explica que o Dia das Mães é uma oportunidade para os franqueados engajarem os clientes em campanhas e promoções, girar o estoque e movimentar o caixa. “Atualmente, há uma maior preocupação com o meio ambiente e o consumo consciente. Muitos consumidores vão em busca do propósito das marcas para saber o que elas têm a oferecer. A economia circular gira mais de 2,7 milhões de itens por ano em nossa rede de franquias. O número de fornecedores (clientes que levam peças para vender nas lojas), quase que dobrou de 2022 para 2023, alcançando mais de 250 mil pessoas”, finaliza a executiva.

 

Fonte: Assessoria