logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Secom PB

Economia Criativa: turismo criativo e colaborativo na Paraíba valoriza a cultura local

Regina Amorim fala sobre como o turismo criativo e colaborativo na Paraíba promove o desenvolvimento sustentável, valorizando a cultura local, envolvendo a comunidade

6 de maio de 2024

Um novo olhar para o turismo da Paraíba tem sido a proposta de desenvolvimento sustentável, com a formatação de roteiros turísticos criativos, de vivências e experiências. O turismo criativo e colaborativo promove oportunidades para os indivíduos, nas suas comunidades.

Além do desenvolvimento, essa modalidade de turismo estimula o empreendedorismo, a criatividade, a participação, a inclusão social e a experiência dos visitantes e dos turistas. Podemos afirmar que esse conceito de turismo é uma das estratégias de desenvolvimento, fundamentada nas oportunidades criativas e na colaboração entre parceiros e empreendedores, para construir novas realidades, com a participação social e o pertencimento da comunidade.

O turismo criativo e colaborativo é abundante em recursos tangíveis e intangíveis, capacidades e possibilidades que já existem nas localidades. Não se limita apenas à dimensão econômica, mas também abrange as dimensões sociais, políticas, ambientais, humanas e espirituais. A atitude colaborativa dos atores do lugar garante que os recursos necessários para criar uma realidade inovadora, já estão disponíveis, reforça vínculos com as pessoas, com a cultura local e atende aos interesses da comunidade.

O turismo criativo está focado em mentes criativas, por isso está em constante evolução, enriquece a experiência emocional, afetiva e espiritual de todos os envolvidos no processo colaborativo de aprendizado, que envolve uma rede de parceiros, atores culturais e empreendedores locais. 

Como exemplo cito o turismo criativo e colaborativo em Monteiro – PB que é um mergulho na poesia, na música, na moda autoral da renda renascença, no audiovisual e cinema, um verdadeiro celeiro cultural que inspira e encanta qualquer turista. É com a cultura do lugar e o pertencimento, que os empreendedores saem do lugar comum e criam experiências turísticas autênticas e inusitadas. Como emociona conhecer a loja colaborativa em Monteiro – PB, denominada CRENÇA – Centro de Referência da Renda Renascença, que comercializa a produção artesanal da moda renascença, de cinco municípios do Cariri paraibano. Além disso, conhecer a história de vida das mulheres rendeiras com sua arte e criatividade é um “sonho de consumo” para quem visita. 

O Museu Histórico de Monteiro – PB guarda a memória dos 100 anos de Isabel Marques da Silva, (1924/2017) mais conhecida como Zabé da Loca, a rainha do pífano, que viveu por mais de 25 anos em uma loca de pedra, fechada por duas paredes de taipa, no meio rural da cidade de Monteiro.  Como não se emocionar com a banda de pífanos no Museu e o historiador e condutor local de turismo, conhecido por “beato”, um personagem criativo do turismo. Fico a imaginar que preservar a raiz cultural do território é fazer brotar desejos, antes nem sonhados. Por conta de história de Zabé da Loca, muitos jovens de Monteiro, sabem tocar pífano e os turistas também podem comprar o seu pífano e participar de oficina de música para saber tocar o instrumento.

O Assentamento Santa Catarina é uma das experiências imperdíveis, em Monteiro para conhecer o Memorial de Zabé da Loca, caminhar até as pedras, onde ela morou e sentir que é possível ser feliz com tão pouco, em meio à natureza preservada. Nesse lugar tem o restaurante Terreiro de Zabé, onde o cardápio regional, elaborado pela empresária Josiane, faz parte do bem receber do turismo rural.

O êxito do turismo criativo e colaborativo depende do conhecimento, para compreender e identificar cenários e possibilidades de mudança e transformação. Com esse propósito, o Seminário de Economia Criativa e Turismo, uniu parceiros e empreendedores dos negócios criativos, em Monteiro, para trocar experiências, falar de cinema, Festa do Bode Rei e conhecer as tendências do turismo. SEBRAE-PB também capacitou as Agências de Turismo que buscam comercializar experiências singulares, criativas e autênticas, da nova oferta turística da Paraíba. 

Essa modalidade de turismo que destacamos é inclusiva e participativa. Ela opera em redes locais e regionais, integra os protagonistas do território, os parceiros estratégicos, os visitantes e turistas, comprometidos com os desafios de desenvolvimento das comunidades.