logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Rosa A Guiar: Igreja da Guia – única e majestosa

Rosa Aguiar fala da Igreja da Guia que faz parte do projeto "Templos de Fé e Música" que acontecem em igrejas tombadas pelo Iphan na Grande João Pessoa

30 de abril de 2024

O patrimônio arquitetônico da Paraíba é algo realmente impressionante. O Projeto “Templos de Fé e Música”, idealizado pelas produtoras culturais Ana Gondim e Valeska Asfora, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, acontece em três igrejas tombadas pelo Iphan: Capela de Santa Catarina, em Cabedelo, Igreja de Nossa Sra. da Guia, em Lucena e a Capela de Nossa Sra. do Socorro, em Santa Rita. O projeto oferece roda de conversa sobre o monumento e um concerto de música de câmara. Além de dar informações sobre a importância daquele patrimônio, propõe a utilização dele com arte. Acho que é assim que se aprende a valorizar. Na edição na Igreja da Guia, crianças e adolescentes lotaram o espaço para aprender.

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Guia, como contou o arquiteto Raglan Gondim, é única. Está numa colina e foi ponto de observação durante o período de colonização para evitar as invasões de povos como franceses e holandeses. Construída pelos carmelitas, foi, no final de 1500, iniciada em taipa. A atual e imponente construção começou por volta de 1730. Como nos contou o arquiteto Raglan Gondim, é uma das igrejas mais singulares do país. Possui características exclusivas, como o altar-mor esculpido em pedra e detalhes decorativos inovadores, como anjos deformados, frutos tropicais e uma caveira.

No local funcionava também um convento, que não resistiu. A Igreja de Nossa Senhora da Guia, protetora dos navegantes, segue firme e atraindo cada vez mais turistas e visitantes. Muitos paraibanos não conhecem esse patrimônio que é um dos nossos monumentos mais belos e importantes. Foi testemunha da história da Paraíba, das lutas dos povos originários, das invasões, da colonização, da urbanidade. O ex-governador Tarcisio Burity, que grande legado deixa para a Paraíba no tema preservação e valorização da nossa identidade e cultura, desapropriou o entorno da Igreja, já prevendo uma possível ameaça de construção na área. A ideia era criar um parque cujo centro seria a majestosa edificação.

Foto: Arquivo Pessoal

Sobre Rosa Aguiar

Jornalista com especialização em Redação Jornalística e mestrado em Jornalismo Profissional, editora do site Mais Turismo e Cultura. Seu Instagram é @rosaaguiar.