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Foto: Divulgação

Guilherme Carnicelli: “João Pessoa é um dos polos imobiliários com produtos de um nível que encontramos fora do país”

Consultor imobiliário discute a evolução do mercado imobiliário em João Pessoa, destacando o interesse de investidores e o papel de projetos inovadores como o Artus Vivence

25 de abril de 2024

Guilherme Carniceli é um renomado consultor e especialista do mercado imobiliário, com uma trajetória de mais de uma década dedicada ao setor. Desde os estágios iniciais da RE/MAX no Brasil até seu envolvimento em projetos internacionais e consultorias de destaque, Guilherme se estabeleceu como uma autoridade no campo, trazendo consigo uma visão ampla e perspicaz.

Na entrevista exclusiva ao Paraíba Total, ele compartilha sua percepção sobre a evolução do mercado imobiliário em João Pessoa, bem como sua análise sobre o papel do Artus Vivence, da GHC Incorporações e outros projetos inovadores na moldagem do futuro do setor na região.

Confira a entrevista completa:

Você vem a João Pessoa com frequência, como tem percebido a evolução do mercado imobiliário na região?

Desde 2016 venho a trabalho e tenho acompanhado essa evolução desde o tempo em que imóveis na orla custavam R$ 6500 o m², então consegui acompanhar toda a evolução dos produtos, do ponto de vista da arquitetura, de conceito e hoje, na minha visão, até falo para meus parceiros pelo Brasil, João Pessoa é um dos polos imobiliários com produtos de um nível que a gente vai encontrar fora do país, é impressionante e talvez o pessoense ainda não tenha noção disso.

O que mais te chama atenção?

O conceito dos produtos e a arquitetura envolvida.

Não é apenas o pessoense que tem consumido isso, tem muita gente de fora “descobrindo” a cidade e a qualidade de vida. Você tem percebido movimento nas suas consultorias?

Muito. Toda vez que venho para cá, gosto de me conectar com as pessoas, costumo conversar na recepção do hotel, no lobby, porque vou escutando sotaques, e percebo o quanto o Brasil tem descoberto João Pessoa como um destino para viver, para ter qualidade de vida. É uma cidade grande com ares de pequena, a qualidade das praias e das belezas naturais é incomparável. Na minha opinião, que conheço todas as capitais do Nordeste, João Pessoa é a mais bonita, indiscutivelmente. Assim como do ponto de vista da gastronomia, do serviço… a infraestrutura tem muito crescimento, mas o mercado imobiliário é responsável por isso, à medida que vai trazendo empreendimentos de melhor qualidade, com um perfil de comprador de imóveis mais exigente, acaba que demanda do poder público e da estrutura da cidade um nível de serviço melhor de restaurantes, de saúde, tudo o que precisa para construir uma cidade de sucesso. E João Pessoa está nesse caminho.

Você presta consultoria para várias empresas e consultoras. Em relação à gestão, qualidade construtiva e inovação, a cidade também tem crescido na direção da sustentabilidade e arquitetura de conceitos?

Projetos como o Artus, são exemplos claros desse avanço. O projeto foi todo feito com Building Information Modeling (BIM), [traduz-se como Modelagem de Informação da Construção] que é uma tecnologia top de linha ainda pouco utilizada no Brasil. No projeto da GHC temos uma qualidade de empreendimento, de consumo de energia, sustentabilidade e integração do produto com o ambiente. Tudo isso é importante para construções imobiliárias de sucesso, o Artus Vivence é meu oitavo projeto em João Pessoa e percebo um nível de conceito e qualidade pensada no usuário. É, de longe, o melhor produto de todos. A GHC teve uma preocupação de oferecer para o comprador um imóvel voltado para ter uma experiência diferente do resto. Por exemplo, não há vizinho de parede, e quando o construtor ou incorporador pensa num projeto desse tipo, ele abre mão da rentabilidade, já que os vão, na volumetria, são espaços livres, são m²que deixam de existir, mas é isso o que faz a diferença de um produto de luxo que tem detalhes que o alto padrão não tem. O Artus inaugura uma categoria de produto em João Pessoa que ainda não existe.

Luxo e alto padrão são a mesma coisa?

Todo produto de luxo é alto padrão, mas com um nível de detalhe e conforto a mais. Temos muitos produtos alto padrão com qualidade construtiva, materiais, mas o luxo é aquilo que é raro, exclusivo. Conversando com a diretora de marketing de uma empresa importante em São Paulo, ela contou que o luxo é excelência e envolve serviço, conforto acústico, térmico e tudo aquilo que faz você se sentir em algo que não tem em nenhum outro lugar.

Os corretores de imóveis sabem agregar esse valor quando vão fazer uma venda?

Ainda há um processo de adaptação em curso. Inauguramos uma categoria e agora vem uma curva de aprendizado. Temos excelentes corretores e boa parte deles já entende a diferença que não dá para comparar com outros produtos de mercado. Vai comparar o Artus com o quê? Do ponto de vista de preço, consegue, mas de conceito não tem nada igual.

O perfil dos compradores também tem mudado?

Sim, algumas empresas fazem um trabalho muito forte com o público de São Paulo, Brasília e Goiânia. O agronegócio tem descoberto João Pessoa, o que é ótimo. Esse público, que antes comprava Balneário Camboriú, está descobrindo um lugar onde a água é mais cristalina, é quente e existe verão o ano inteiro. Se você quer ter uma casa na praia, é melhor que esteja disponível 12 meses do ano, do que onde só pode entrar no mar de dezembro a fevereiro. O perfil muda porque o produto também evolui, isso é uma crescente, só vejo valorização, desenvolvimento e prosperidade para João Pessoa.

Sobre Guilherme Carnicelli

Publicitário pela FAAP e MBA de Gestão Empresarial Estratégica pela USP/SP, fundador do Café Imobiliário, head de Estratégia da EEmovel Inteligência Imobiliária (Startup de Big Data), criador das Metodologias 3CP e SPRINTcap, mentor e consultor Game Changer, eleito pelo Imobi Report um dos 100+ Influentes do Mercado Imobiliário Nacional em 2023

Fonte: Redação