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Foto: Freepik

Maior parte dos consumidores ainda está indeciso sobre próximas compras, diz Google

Uma em cada cinco compras de bens duráveis serão feita nesse ano ou no próximo, são novas.

23 de abril de 2024

Uma nova pesquisa do Google encomendada à Offerwise¹ mostra que 1 em cada 5 compras de bens duráveis que serão feitas nesse ano ou no próximo são novas, ou seja, produtos que os consumidores vão comprar pela primeira vez. E em 40% delas, a marca, modelo do produto ou local de compra ainda não foi definido. Analisando a intenção de compra do consumidor, o que leva os brasileiros a adquirirem algo que não tinham anteriormente é, principalmente, facilitar a vida (33%) e a necessidade (28%) de tal produto.

De acordo com a pesquisa, 66% das compras de bens duráveis devem ser feitas neste ano ou no próximo. e 80% delas serão recompras, ou seja, a compra de um produto que o consumidor já tem em casa. O maior motivador de recompra de um mesmo produto é a necessidade de troca, seja a substituição (19%) ou um upgrade (16%).

O estudo aponta ainda que, para bens duráveis, a janela de compra é diferente do período de vida do produto. Apenas uma em cada cinco pessoas (18%) vai substituir seu eletrônico, eletrodoméstico ou móvel exatamente no momento em que a vida útil dele estiver prestes a terminar; 36% dos entrevistados afirmam que vão comprar um novo item antes desse período chegar, e 26% pretende recomprar o produto apenas passado o tempo de vida útil do mesmo.

A pesquisa também mostrou que os consumidores que estão “adiantados” respondem a estímulos de promoção e preço. Aqueles que estão “atrasados” precisam de mais informações para chegar ao produto certo, ou seja, vão responder de forma diferente aos estímulos para que a compra saia do papel.

“Os consumidores que estão desbravando uma nova categoria precisam de muitas informações e estão pesquisando muito”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil. “As varejistas têm a oportunidade de assumir o protagonismo na jornada de compra e, com a ajuda de dados e a inteligência artificial, entender melhor o que esses compradores de primeira viagem precisam e para levar essa informação até eles.”

 

Fonte: Assessoria