logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação/ Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira

Encerramento da Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba premia filmes do Cine Paraíso

Live de premiação destaca produções originais, intervenções musicais e anúncio das datas para os próximos festivais

23 de abril de 2024

O encerramento da Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, Fernando Teixeira, aconteceu neste sábado, 20 de abril, em uma live com apresentação dos vencedores do Cine Paraíso e divulgação das datas do festival de 2025, que acontecerá de 22 a 26 de abril de 2025.

Os realizadores das oficinas, Marlon Meireles e Daniel Rosas, falaram sobre o envolvimento dos estudantes nas produções audiovisuais. Marlon destacou que o documentário “Pai Anderson”, resultado da oficina “Documentando” foi totalmente criado pelos alunos. “Com o acesso aos mecanismos e produção desde o roteiro, foi ideia deles e trata de religiões de matriz africana, um tema importante principalmente em uma cidade pequena como Juripiranga”, afirmou.

Daniel Rosas ressaltou que já existia um projeto de realizar a oficina “Básico para Saber e Fazer Filme Documentário e Vídeo Clipe” e teve finalmente a oportunidade de levar para os alunos. “O filme ‘Kiara’ foi uma experiência única, e foi muito legal essa interação que trata de gravidez na adolescência e pedofilia. Muitos adolescentes não falam sobre isso”, disse.

A coordenadora das oficinas, Francielly Pessoa, acrescentou que o evento foi de imensa aprendizagem e pontuou o envolvimento dos estudantes que conseguiram explorar o potencial criativo. “Os alunos se perceberam protagonistas e isso é muito satisfatório. Os estudantes não são apenas receptores, mas formadores de conteúdo”, complementou.

Mostras

Foram exibidos os filmes de parte da Mostra Panorama Nacional, Mostra Paraíba e Mostra Fruto Proibido que estavam previstos para o dia 16 de março, seguido da premiação. “O encerramento foi muito prazeroso. É uma prestação de contas para todos da cidade de Juripiranga, mostrar o resultado das oficinas, os premiados e a exibição dos filmes. É o momento que dizemos ‘projeto concluído’, que bom que pudemos fazer e que venham outras edições”, contou Valério Lima, co-produtor dos festivais.

Nos intervalos entre mostras e premiação, o Forrozão de Carrité, da cidade de Itabaiana, animou a todos os espectadores com um forró, valorizando também a cultura nordestina por meio da música.

Coordenador geral do Cine Paraíso, João Paulo Lima, destacou a felicidade de poder, finalmente, fechar sexta edição e abrir caminho para os preparativos da próxima. “Transcorreu tudo como planejado e conseguimos exibir a programação, bem como realizar a premiação dos filmes. A sensação é de dever cumprido que, de fato, terminou e já iniciamos os trabalhos para a sétima edição”, comemorou.

Edglês Gonçalves, coordenador do Cine das Almas, que integrou a primeira metade da Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, Fernando Teixeira, no Cine das Almas, em Itabaiana, comentou do legado que os festivais deixam, com os incentivos governamentais e as propostas de trabalhar com a juventude. “É importante ter a garotada envolvida, me emociono e tenho a sensação de missão cumprida. É um paraíso também pode estar nesse festival, com o Cine das Almas e a semana do Audiovisual que homenageamos o grande ator e amigo Fernando Teixeira que nos agraciou com sua presença”, disse.

Os festivais contaram com apoio da Secult, do Governo do Estado, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Governo Federal. Bem como da Prefeitura de Juripiranga, da ECIT Teonas da Cunha Cavalcante, da Escola Salvino João Pereira, da Paróquia Nossa Senhora da Soledade e São Sebastião e do IFPB Campus Itabaiana.

Confira a lista dos vencedores das mostras competitivas do Cine Paraíso:

Mostra Nacional:

Melhor Filme: A Chuva do Caju, Alan Schvarsberg
Melhor Roteiro: Os Finais de Domingo, Alyson Lacerda
Melhor Direção: Do tanto de telha no mundo, Bruno Brasileiro
Melhor Montagem: Ladário, Marcelo Coutinho
Melhor Fotografia: Dinho, Petrus Cariry
Melhor Som: A Chuva do Caju, Luiza Chagas
Melhor Direção de Arte: Adorável Evolução, Madu Medeiros
Melhor Ator: Mariano Nobre, filme Do tanto de telha no mundo
Melhor Atriz: Hermila Guedes, filme Dinho

Mostra paraibana:

Melhor Filme: Era uma noite de São João, Bruna Velden
Melhor Roteiro: Nem Todas as Manhãs são Iguais, Fabi Melo
Melhor Direção: Era uma noite de São João, Bruna Velden
Melhor Montagem: Era uma noite de São João, Bruna Velden
Melhor Fotografia: O rebanho de Quincas, Antonio Fargoni
Melhor Som: Era uma noite de São João, Ester Rosendo
Melhor Direção de Arte: Carlos Moska, O brilho cega
Melhor Ator: Buda Lira, filme O rebanho de Quincas
Melhor Atriz: Eliana Figueiredo, filme Joana

Melhor Filme Mostra Fruto Proibido
Torta de Limão, direção: Vitória Mantovani

Fonte: Vivass Comunicação