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Foto: Freepik

Defenda sua ideia: veja dicas para apresentar o seu negócio e buscar parcerias

Seja qual for o segmento de atuação, empreendedores podem aproveitar eventos que tenham os famosos “piches” para atrair investidores

22 de abril de 2024

Uma ideia na cabeça e na ponta da língua com as palavras certas. Assim deve ser o comportamento dos empreendedores ao apresentarem seus negócios em eventos com os famosos “piches”. Objetividade e comunicação assertiva são as chaves para “vender” o seu produto ou serviço em poucos minutos e atrair o olhar de investidores.

Conforme a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, é importante que os empreendedores fiquem de olho em eventos que possuem esse tipo de atividade na programação. Além de ter a chance de apresentar sua ideia inovadora ou até mesmo uma empresa já desenvolvida para um público até mesmo fora do seu local de origem, o pich é uma maneira de fazer nertworking também. “O pitch é uma ferramenta especialmente desenvolvida para apresentar ideias, produtos e negócios de forma convincente a potenciais clientes, colaboradores, sócios ou investidores”, explicou a analista.

Para que o empreendedor não se perca e, na hora da apresentação esteja seguro do que vai falar e por dentro de todos os processos da sua ideia, desde a criação até a viabilidade dela, é preciso praticar e ensaiar. Outra vantagem é também utilizar esse tipo de apresentação quando o empreendedor for apresentar o seu produto para outras empresas, em reuniões para fins de parcerias, por exemplo. “Ensaie seu pitch várias vezes para aperfeiçoar o conteúdo e o tempo de apresentação. Certifique-se de transmitir confiança e entusiasmo durante a apresentação”, orientou Rafaella Catão.

Outro ponto importante para ficar atento é conhecer bem o perfil dos investidores que vão assistir a apresentação. Estes, por outro lado, também pesquisam mais sobre os negócios que serão apresentados.

Eventos

O Sebrae realiza ao longo do ano alguns eventos e atividades voltadas a apresentação de negócios e startups, como o Startup Day, Summit e, mais recentemente o Nordeste On (NEon). Este último já é considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste e terá sua segunda edição este ano, nos dias 6 e 7 de junho, em João Pessoa. A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas. Entre as atividades estão palestras, oficinas, visitas técnicas, rodadas de negócios e apresentações culturais. Saiba mais no site: https://nordesteon.com/ .

 

Confira abaixo as dicas para preparar um pich eficaz:

1 – Concentre-se no problema: comece destacando claramente o problema que sua startup resolve. Certifique-se de que seja algo significativo e relevante para o público-alvo.

2 – Apresente sua solução de forma objetiva: descreva sua solução de maneira clara e sucinta. Explique como sua startup resolve o problema identificado e por que sua abordagem é única ou inovadora.

3 – Destaque o valor e os benefícios: explique os benefícios diretos que sua solução oferece aos usuários/clientes. Mostre como ela melhora a vida das pessoas ou resolve um desafio específico.

4 – Demonstre o mercado potencial: apresente evidências sólidas de que existe um mercado significativo para sua solução. Compartilhe dados de mercado, tamanho do público-alvo e tendências relevantes.

5 – Apresente sua equipe: destaque as qualificações-chave dos membros da equipe que contribuem para o sucesso da startup. Isso inclui experiência relevante, habilidades e conquistas passadas.

6 – Tenha uma proposta de valor clara: resuma sua proposta de valor única em uma frase simples e memorável. Isso ajuda a deixar uma impressão duradoura.

Fonte: SEBRAE-PB