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Foto: Divulgação/Programa de Voluntariado: IC&A

Em 2023, Instituto C&A investe mais de R$5 milhões em moda brasileira inclusiva

Os recursos focaram na articulação do voluntariado com Organizações Sociais de todo país e empreendedorismo

18 de abril de 2024

Pilar social da C&A no Brasil, o Instituto C&A divulgou seu Relatório Anual 2023, demonstrando investimentos de cerca de R$5 milhões de reais em seus quatro principais segmentos de atuação: Apoios Humanitários, Voluntariado, Empreendedorismo e Empregabilidade. Ainda, de acordo com o relatório, no ano passado, mais de 4 mil associados atuaram no Programa de Voluntariado, impactando mais de 20 mil pessoas, entre elas: estudantes de moda, pessoas LGBTQIAPN+, em especial pessoas ’T’ da sigla, pequenos empreendedores autorais, imigrantes, costureiras e Organizações Sociais de todo país, em cerca de 789 ações durante todo o ano.

Além disso, 61 Organizações Sociais somaram a arrecadação de mais de R$1 milhão através do auxílio em desenvolvimento de bazares, evidenciando um forte apoio à sustentabilidade financeira destas entidades. “Nossa prioridade é direcionar investimentos para iniciativas que promovam um cenário de trabalho justo, mais sustentável e inclusivo na moda. Embora essa missão seja desafiadora, os resultados que conquistamos são significativos e esperamos vê-los crescer e se fortalecer ao longo dos próximos anos.”, comenta Gustavo Narciso, Diretor Executivo do Instituto C&A.

Já no pilar de Empreendedorismo, que reflete sobre os grandes desafios da inclusão produtiva no país, somente ano passado, foram investidos mais de R$1,16M, sendo 100% das oportunidades destinadas a grupos em situação de vulnerabilidade moral, social ou econômica. Em 2023, o programa impactou em profundidade mais de 400 empreendedores de moda autoral, sendo 47% marcas do Norte e Nordeste, e totalizou 189 carreiras transformadas, alcançando mais de 2.500 empreendedores, majoritariamente pretos ou pardos (57%).

Em Apoios Humanitários, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas nas ações focadas principalmente em intervenções pós-chuvas intensas, em socorro às famílias mais impactadas, em combate à fome e à pobreza menstrual. Foram arrecadadas 7.9 toneladas de alimentos e itens de higiene e mais de 14 mil peças de roupas doadas, derivadas do Movimento ReCiclo, da C&A Brasil e de doações dos voluntários das lojas.

No pilar de empregabilidade, programa que entende a inserção de uma maior diversidade de profissionais em um cenário de emprego formal, foram desenvolvidos 7 projetos que apoiaram profissionais de todas as regiões, sendo 189 profissionais apoiados em profundidade. Mais da metade deles são pretos ou pardos (68%) e 39% declararam estar em situação de vulnerabilidade econômica.

Fonte: Assessoria