logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Gigantes do setor de alimentos debatem tendências de mercado em congresso internacional

O 18° Congresso Internacional das Indústrias Abimapi, que contou com a participação de mais de 400 profissionais do setor, chegou ao fim nesta terça-feira (16)

17 de abril de 2024

Foi encerrada hoje mais uma edição do Congresso Internacional das Indústrias Abimapi, o maior evento do setor na América Latina. Com a participação de mais de 400 profissionais e especialistas do setor de alimentos, nacionais e estrangeiros, o evento promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) abordou tendências de consumo, inovações e o impacto da inteligência artificial na indústria alimentícia.

Durante três dias, os participantes desfrutaram de conteúdos exclusivos, incluindo palestras técnicas, debates, lançamentos e oportunidades de networking. A 18ª edição contou com o patrocínio e exposição de mais de 40 empresas, contribuindo para a realização da Feira de Negócios, além da viabilização da Rodada de Negócios por meio do projeto setorial de exportação Abimapi Internacional.

“Foi uma experiência enriquecedora. Uma imersão única em que todos tiveram a oportunidade de trocar experiências e absorver insights com os principais líderes do setor. Esses encontros são essenciais para o desenvolvimento e o progresso da indústria alimentícia no país e é com muita honra que a Abimapi promove esses momentos”, comenta Cláudio Zanão, presidente-executivo da entidade.

Paineis e seus principais temas

 

Na cerimônia de abertura, Zanão destacou o histórico de contribuição do encontro para o setor desde sua primeira edição em 2008. Ronaldo Wickbold, presidente do conselho da Abimapi, endossou a afirmação, expressando orgulho em fazer parte de uma entidade comprometida em ser uma plataforma para debates relevantes.

Um dos momentos memoráveis do primeiro dia de evento foi a renovação do convênio Projeto Setorial, resultado da parceria entre a Abimapi e a ApexBrasil, com um investimento de 10 milhões de reais para os anos de 2024 e 2026. A cerimônia contou com a presença de Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

 

Inaugurando a rodada de palestras, Walter Longo, da Unimark Comunicação, abordou o tema “Como a inteligência artificial e a inovação podem transformar o seu negócio”, oferecendo insights sobre o uso da tecnologia para otimizar processos e alavancar a produtividade das empresas. Longo desafiou os participantes a repensarem a integração da IA em suas operações, destacando seu impacto na sociedade.

Ao final do primeiro dia de evento, a associação ofereceu um coquetel de confraternização aos participantes do congresso. O momento marcou também a abertura da Feira de Negócios, que aconteceu paralelamente às plenárias durante toda a programação.

 

No segundo dia do encontro, o debate sobre inovação continuou com Petála Tuy, da Atos, e Maurizio Scarpa, da Barilla Brasil, que se uniram a Kantha Shelke, da Corvus Blue, e Ricardo Faria, da Kellanova, para discutir sobre o tema “O futuro é agora: novos ingredientes para a inovação”.

Com a mediação do jornalista Pedro Duran, da CNN Brasil, os especialistas defenderam o papel dos recursos tecnológicos como impulsionadores para acelerar os processos empresariais e sustentar uma vantagem competitiva. Destacaram ainda que a inovação deve estar centrada na melhoria da experiência do consumidor.

O debate sobre “O conceito ESG: da planta ao prato” foi protagonizado por mulheres líderes do setor, encerrando o segundo dia de evento. O bate-papo contou com a participação de Grazielle Parenti, da Syngenta, Gabriela Ferolla, da Seall, Regina Teixeira, da Pepsico, Juliana Abreu, da Unilever Brasil, e Maira Rodrigues, da ApexBrasil.

 

As especialistas ressaltaram a importância e os benefícios da integração do ESG em toda a cadeia, indo além da simples conformidade empresarial ou da elaboração de relatórios de sustentabilidade. “O conceito é uma jornada educacional que deve permear todas as áreas das empresas e deve ser integrada de maneira inteligente às estratégias corporativas”, destacou a diretora de assuntos corporativos da Pepsico.

 

Esse dia também marcou o lançamento da ‘Campanha 40 Tons’ pela Abimapi, uma iniciativa, alinhada aos valores de responsabilidade social e solidariedade da entidade. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos até agosto para beneficiar entidades apoiadas pelo programa Sesc Mesa Brasil.

O segundo dia foi encerrado com um jantar dançante, que proporcionou momentos de descontração e oportunidades de networking entre os participantes.

Ainda sob a mediação do jornalista da CNN, o tema “Maximizando resultados: colaboração indústria e varejo” abriu o primeiro painel do último dia de evento. Fátima Merlin, da Connect Shopper, Julio Lohn, da Rede Brasil de Supermercados, Rômulo Dantas, da M.Dias Branco e Luciano Bortolini, do Tenda Atacado.

 

O debate reforçou a importância da colaboração entre indústria e varejo para as transações de mercado e, sobretudo, para a experiência do consumidor. “A colaboração otimiza processos e recursos, acelera resultados e estimula a inovação conjunta, além de engajar todas as frentes envolvidas, criando um ambiente propício para resolver desafios e oferecer experiências mais satisfatórias aos consumidores”, enfatizou a CEO da Connect Shopper.

 

Fechando a grade de palestras, Roberta Machado, da In Press Porter Novelli, Sergio Large Carvalho da ESPM, Adilson Spolidoro, da Bauducco, Rogério Tondo, da Orquídea Alimentos, e Maurício Felício, do Tik Tok Brasil, debateram o tema “Experiências e tendências na jornada do novo consumidor”.

Para os especialistas, é fundamental compreender a jornada do consumidor antes de abordar a dinâmica da compra e venda. Isso fornecerá insights para atender às necessidades do público em relação às marcas. Segundo a CEO da In Press Porter Novelli, a comunicação é uma aliada crucial nesse processo. Ela destacou que a comunicação, agora multidirecional e cada vez mais digital, redefine o cenário, exigindo das marcas autenticidade, narrativas envolventes e capacidade de adaptação às mudanças de comportamento do consumidor.

 

O 18º Congresso Internacional das Indústrias Abimapi representou mais uma vez um marco para o setor de alimentos. “Com muita dedicação, construímos uma plataforma para discutir tendências, inovações e desafios enfrentados pela indústria, contando com a participação diversificada de profissionais e especialistas. Isso evidencia o compromisso da Abimapi em promover o desenvolvimento e progresso contínuos a indústria”, conclui o presidente da Abimapi.

Fonte: Assessoria