logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

Cidades do Nordeste escolhem soluções à base de cimento para o desenvolvimento urbano

A retomada de investimentos em obras públicas, abre espaço para tecnologias que contribuam com o desenvolvimento das cidades

17 de abril de 2024

Os investimentos em soluções mais inovadoras e modernas de pavimentação e urbanização em avenidas, ruas e espaços públicos têm causado grandes transformações nas cidades, além de contribuírem para melhorar a sensação térmica e facilitar a realização de manutenções nas redes de drenagem e saneamento.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), por meio do projeto Soluções para Cidades, vem apoiando os municípios para acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano, por meio de projetos, parcerias e transmissão de conhecimento aos administradores municipais e demais atores urbanos.

Em cidades como Fortaleza (CE) e Salvador (BA), o asfalto, está dando lugar a soluções em concreto. Os motivos vão desde questões ambientais até custo-benefício.

O pavimento intertravado com blocos de concreto tem se destacado como a principal tecnologia utilizada nos municípios para vias, calçadas e praças, substituindo pavimentos tradicionais de paralelepípedos e asfalto. Além de considerar a questão econômica, do aumento do preço do petróleo, a matéria-prima do asfalto, a sustentabilidade também é um fator relevante na escolha dessa tecnologia.

Pavimento intertravado

O pavimento intertravado oferece facilidade de manutenção, pois os blocos podem ser reaproveitados em intervenções subterrâneas, o que reduz custos e prazos. Essa abordagem sustentável tem sido levada em conta nas decisões das diversas equipes técnicas de prefeituras, que, diante desse panorama, optaram por conceber projetos viários da cidade com o uso dessa solução, a exemplo das cidades de Fortaleza e Salvador.

Pavimento urbano de concreto

A pavimentação urbana com uso do concreto moldado in loco (pavimento urbano de concreto) é outra solução que vem sendo utilizada com sucesso em espaços públicos, como a Orla de Iracema, em Fortaleza (CE). Os benefícios são inúmeros e vão além da sua durabilidade que poderá ultrapassar 30 anos, o que representa um ciclo de vida cerca de cinco vezes maior em comparação ao asfalto.

Além de ser uma solução mais duradora, de alto desempenho e com custo inferior ao asfalto, o pavimento de urbano de concreto também, traz vantagens significativas para o meio ambiente como, a redução das emissões de CO2 na atmosfera, oferece benefícios adicionais para a segurança do usuário, promovendo uma melhor aderência e resultando em uma menor distância de frenagem necessária em casos de emergência, além de prevenir aquaplanagem do veículo em condições de chuva.

Para cidades como Salvador (BA), que frequentemente atingem temperaturas acima de 28 ºC durante a maioria dos dias do ano, o pavimento de concreto proporciona ainda a melhoria no microclima urbano devido à sua coloração clara que contribui para uma menor absorção de calor.

Todas essas vantagens reforçam a necessidade de investir na qualificação da cadeia produtiva, com treinamentos, parcerias e orientações para que os projetos melhorem a qualidade das vias e a mobilidade para as pessoas. Nesse sentido, a ABCP tem avançado no suporte a grandes obras da engenharia brasileira e na transferência de tecnologia nessa área, apoiando tanto o mercado da construção civil como o poder público e a sociedade em geral, sempre com o objetivo de contribuir para o uso adequado dos sistemas à base de cimento.

Fonte: Assessoria