logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: João Suassuna, Dona Zélia e Jader França. Foto: Max Brito

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco

Evento contou com tour guiado pelo neto de Ariano, João Suassuna, e com a presença de dona Zélia, viúva do escritor; exposição segue em cartaz de quarta a domingo, das 14h às 21h

16 de abril de 2024

Uma manhã de conhecimento, uma noite de emoção. Assim foi a pré-estreia da tão esperada exposição imersiva “Auto de Ariano, o realista esperançoso”, realizada pelo Luzzco. Esta é a primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro. No dia 13 de abril, os convidados puderam conhecer, em primeira mão, os detalhes e as curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.

Pela manhã, jornalistas, radialistas e produtores de conteúdo digital foram recebidos pelo CEO do Luzzco e realizador da exposição, Jader França, e pelo co-realizador da mostra, João Suassuna, neto de Ariano. A visita começou com uma aula de João sobre a vida do avô, sua família, seus gostos e seus amores.

A exposição é uma experiência inédita sobre Ariano Suassuna, que combina tecnologia, cenografia, luz, som e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional do escritor. “Antes mesmo do Luzzco nascer, ele já estava dentro dos nossos corações. Muitos artistas internacionais recebem exposições, enquanto os heróis e gênios brasileiros, como Ariano, não são reconhecidos como deveriam. Mesmo após o encantamento, ele tem estado cada vez mais presente na nossa vida enquanto cultura, inspiração e desejo de viver. O Luzzco abre as portas para mostrar esse amor que Ariano teve pela literatura, pela família, o pai, a esposa dona Zélia e como o amor foi condutor dessa história toda”, detalha Jader.

Noite especial

À noite, o Luzzco abriu as portas para a família de Ariano, que veio a João Pessoa especialmente para o evento, e também para alguns convidados, autoridades e patrocinadores. Entre os presentes, a secretária Rosália Lucas, representando o Governo do Estado da Paraíba, além de representantes da Academia Paraibana de Letras e da Associação Paraibana de Imprensa. A exposição contou com o apoio e patrocínios do Ministério da Cultura e da Energisa e de incentivadores do espaço, como H-Station, Officina, Família Carneiro, MGA Construções e Marcos Inácio Advogados. A noite contou com a presença especial e emocionante de dona Zélia, a viúva de Ariano, que se emocionou com a homenagem inédita ao artista.

Para João Suassuna, essa é uma oportunidade de as pessoas verem, sentirem e viverem Ariano que permanece vivo. “Estou até sem voz, e não é por acaso, esse é o sonho que muita gente depositou aqui e tenho a certeza que todos vão senti isso com a gente. Ele está aqui conosco, sentimos muito forte a presença dele por tudo o que meu avô escreveu, suas obras, seus personagens, suas convicções e ideais. Ariano defendeu a sua aldeia, o Nordeste, o Brasil e assim ele se comunicou com todo o povo”, completa.

Ao final do evento, Jader França, em nome do Luzzco, foi presenteado pela família de Ariano com um pedra em formato de coração armorial retirado da fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, onde Ariano esculpiu e presenteou a João quando ele tinha 8 anos de idade. Neste lançamento, ganhou o significado de pedra fundamental da arte, cultura e da coerência.

A exposição está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.

Fonte: Vivass Comunicação