logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e o mundo das viagens. Ser viajante é para você?

Vanessa de Melo destaca o verdadeiro significado de ser viajante e explorar diferentes estilos de viagem

11 de abril de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja se planejando dar esse presente para si mesmo, tirar uns momentos de férias do mundo “Casa-trabalho”, e escolher um lugar para mudar de ares.

Como alguém que ama viajar e viver experiências, a maioria das viagens costuma ser para perto, mas ir além também faz parte, e como sempre dou essa dica: Planejar é sempre bom!

Seja quem gosta de fazer roteiros, andar muito ou ficar passeando de carro/barco, ou ainda ficar numa praia só curtindo o sol, ou o interior/campo, quero avisar: nem todo viajante é mochileiro.

Ser viajante é um estilo de vida e não de viagem. É como você encara um destino e não como você paga por ele. Ser turista é o cara só das fotos nos pontos turísticos, ser viajante vai além e curte as experiências, vai mais devagar apreciando e vivenciando a jornada. O objetivo é estar ali e não apenas chegar.

Dada a devida explicação, queria saber que tipo de viajante é você que lê esta coluna? É o viajante que gosta do minimalismo, ou dos mimos? É o que curte luxo ou baixo custo, ou custo justo? É o que viaja mesmo sem muito roteiro, mas planeja as aventuras que deseja vivenciar? É o mochileiro ou o que leva muitas malas para voltar repleto de recordações? Eu posso dizer que sou viajante, mas como vou vivenciar o destino depende muito da escolha do lugar, do tempo disponível, a companhia e o que desejo experienciar. Quando vamos com nossa Ágata ser viajante exige um pouco mais de planejamento e pesquisa, assim como quem viaja com crianças e outros familiares.
Quando viajo com amigos, é outro estilo de aventura, quando estou sozinha ou com meu marido, todas as variáveis influenciam no tipo de viajante que você será.

O mais importante, no entanto, é ser viajante! É apreciar as experiências, detalhes, contar essas aventuras, refletir sobre o objetivo daquele momento e ser grato, até pelos perrengues que vivemos, porque quase sempre têm um, mesmo sendo leve, que damos muita risada depois. Acredito que o que levamos dessa vida é a vida que a gente leva e as viagens que fazemos. E você viajante, o que achas?

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e semana que vem tem mais! Até lá! Acompanhe nosso perfil no Instagram @vanessa_viajante e deixe suas opiniões e sugestões nos comentários!