logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: SEBRAE-PB

Com foco em design e inovação, artesãos participam de oficinas criativas na Paraíba

Promovidas pelo Sebrae e governo do estado, capacitações gratuitas contemplam crocheteiras e rendeiras das regiões do agreste e cariri

10 de abril de 2024

Buscando contribuir com o aperfeiçoamento do artesanato paraibano, que é nacionalmente reconhecido por sua qualidade técnica e valor cultural, o Sebrae/PB e o governo do estado realizam, ao longo desta semana, duas oficinas criativas, com foco em design e inovação de produtos. Voltadas para as crocheteiras da região de Campina Grande e as rendeiras do cariri, as capacitações são gratuitas e têm como foco o desenvolvimento de novas técnicas e produtos.

Conforme o analista do Sebrae/PB, Jucieux Palmeira, a realização das duas oficinas representa a continuidade de um trabalho que a instituição vem desenvolvendo, em parceria com a gestão estadual, para fortalecer o artesanato paraibano e valorizar o talento e o potencial dos empreendedores artesãos. “O Sebrae e o governo do estado vem realizando esse trabalho há alguns anos, também como forma de preparação para os salões do artesanato que são realizados anualmente em João Pessoa e Campina Grande, além de outros eventos e exposições dos quais os nossos artesãos participam. Então, todo o trabalho que está sendo realizado com as rendeiras e as crocheteiras já vai ser mostrado no próximo salão, em Campina Grande, que vai ocorrer de sete a trinta de junho”, explicou Palmeira.

Ainda conforme o analista técnico do Sebrae/PB, ao investir em design e inovação as oficinas contribuem para agregar mais valor ao artesanato paraibano. “Vamos desenvolver e fortalecer ainda mais o nosso artesanato, até porque as artesãs capacitadas nessas oficinas se transformam em multiplicadoras de conhecimento em suas regiões”, acrescentou Jucieux Palmeira.

Em Campina Grande, a oficina é ministrada pelo renomado designer Sérgio Matos e teve início nesta segunda-feira (8), na agência regional do Sebrae, beneficiando cerca de 25 crocheteiras da região. Ao participar do início das atividades, a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, enfatizou a importância do artesanato para o estado e do investimento em capacitação para o seu aperfeiçoamento. “O artesanato vive um momento histórico na Paraíba e com certeza será um sucesso o fruto do trabalho que vai ser realizado por meio dessa oficina”, afirmou Ana Maria.

Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, pontuou a importância histórica e cultural do artesanato paraibano, além de sua contribuição para a geração de renda e oportunidades. “É fundamental estimular a capacitação e o aperfeiçoamento dos nossos artesãos e o Sebrae é um grande parceiro nessa jornada”, acrescentou a secretária.

Também participaram da abertura da oficina em Campina Grande o gerente regional do Sebrae/PB na cidade, João Alberto Miranda, e a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez.

Renda renascença

Contemplando empreendedoras de cinco municípios do cariri, a oficina voltada à renda renascença tem início nesta terça-feira (9), no Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), em Monteiro. Ministrada pelo designer Renato Imbroisi, a capacitação terá 40 horas de duração e se estenderá até o sábado (13).

Nesse período, será realizado um trabalho de resgate da coleção ‘Memórias de Ofício’, anteriormente elaborada por meio de uma cocriação entre Renato e as rendeiras dos municípios de Monteiro, Zabelê, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Camalaú. Sucesso de vendas, essa coleção despertou o interesse do público pelo acabamento diferenciado das peças e servirá de norte para a criação de novos produtos e técnicas que valorizem a tradição e a beleza da renda renascença.

 

Fonte: SEBRAE-PB