logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Rosa A Guiar: Mió do Sertão – comida típica recheada de carinho e paraibanidade

Rosa Aguiar destaca história de sucesso, ambiente acolhedor, culinária típica paraibana e o encanto proporcionado aos clientes do Mió do Sertão

9 de abril de 2024

Desde que abriu, há três anos, o Mió do Sertão é um sucesso. Nos finais de tarde e fins de semana é preciso chegar cedo – abre às 15h, e, em pouco tempo, já tem fila. Tudo começou com um trailer que vendia tapioca com duas mesinhas, num terreno no Bessa. Os empreendedores, Hoechst, Enders, Valéria e Kleber viram logo que dava certo apostar. Foram para um espaço próprio pequeno e rústico, mas já estão na terceira ampliação. A casa tem capacidade para receber 160 pessoas e vai aumentar. Dá para notar que eles amam o que fazem, porque no Mió tudo mostra muito capricho, desde o local, mobiliário, atendimento super simpático e a gastronomia reunida num cardápio super criativo.

O Mió do Sertão é aquele lugar que a gente saboreia as comidas típicas da Paraíba com foco na gastronomia do sertão. Ideal para impressionar turistas e nossos visitantes. A fama do Mió foi rápida, feita no boca a boca, fundamentalmente pelas delícias do cardápio. As tapiocas continuam famosas, simples e recheadas. E elas têm nome das nossas cidades, não é incrível? A tapioca Cajazeiras é só queijo com coco, Patos é queijo com ovo e Taperoá é queijo com tomate seco. Mas não há nada lá que não seja maravilhoso. E tudo muito bem servido. Na lista dos sanduiches tem o Abusado – que é pão na chapa com queijo do reino, tem o Arretado, pão na chapa com queijo, charque, ovo e verdura picada. Tem diversos pães de macaxeira, arroz de leite, inhame, sopas, cartola, doces, e, é claro, uma lista enorme de cuscuz, homenageando todas as regiões da Paraíba. O cuscuz do Brejo, por exemplo, vem com queijo e galinha guisada, o do Cerrado com queijo, charque na manteiga, ovo e verdura.

O Mió do Sertão é amplo, com uma decoração focada na madeira e na natureza com regionalismo na medida. Mesas amplas para grupos grandes e também para quatro pessoas. O Cantinho do Café é um charme, e é gratuito, podendo se servir à vontade. O local, que fica na Rua José Simões de Araújo, 139 – Jardim Oceania, tem ainda uma lojinha, a Bodega do Mió, lotada de produtos nossos de alta qualidade, como cachaças, bolos regionais, doces, biscoitos, manteigas, dindin. Tudo daqui da Paraíba. A loja abre de segunda a sexta, das 8 às 20h e, nos sábados, das 7 às 20h. O restaurante Mió do Sertão abre de segunda a sexta, das 15 às 20h e no sábado das 7 às 11h e retorna às 15h até às 20h. No domingo é fechado. O restaurante não abre no almoço, mas às vezes a gente perde a hora, né? Vale ir às 15h para escolher tanta coisa gostosa do cardápio. Instagram @miodosertao.

Foto: Arquivo Pessoal

Sobre Rosa Aguiar

Jornalista com especialização em Redação Jornalística e mestrado em Jornalismo Profissional, editora do site Mais Turismo e Cultura. Seu Instagram é @rosaaguiar.