logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Assembleia Legislativa aprova título de cidadã paraibana para jornalista e empresária Andréia Barros

Reconhecimento e gratidão à mineira que abraçou a Paraíba

28 de março de 2024

Mineira de nascença, paraibana de coração e agora também na lei. A jornalista e empreendedora Andréia Barros foi agraciada com o título de Cidadã Paraibana pela Assembleia Legislativa em reconhecimento à sua dedicação e contribuição para o desenvolvimento do estado. Proposto pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, por meio do Projeto de Lei Ordinário nº 372/2023, este título é uma homenagem a uma profissional que encontrou na Paraíba mais do que um lugar para viver, mas um lar onde suas paixões e compromissos florescem.

Andréia é uma visionária, uma líder que empodera outras mulheres a alcançarem seus sonhos empreendedores. Natural de Juíz de Fora, Minas Gerais, Andréia Barros escolheu a Paraíba como sua terra de adoção há 15 anos. Com uma carreira de mais de 25 anos dedicada ao jornalismo, ela tem sido uma voz vibrante na comunicação paraibana, destacando-se por seu compromisso em compartilhar as histórias inspiradoras e o potencial econômico da região.

O título de Cidadã Paraibana é um reconhecimento por sua dedicação e compromisso. “Já me sinto paraibana há muito tempo”, destaca Andréia. “Eduardo Carneiro teve essa iniciativa muio generosa e gentil. Fiquei muito feliz, ele é uma pessoa que tem uma veia empreendedora muito forte, então nós temos essa afinidade e o admiro muito por isso”, continua.

Andréia ressaltou que se sentiu extremamente feliz por esse reconhecimento ao seu trabalho como jornalista, empreendedora e também divulgadora das coisas boas da Paraíba em relação ao turismo e qualidade de vida. “Sou muito grata a Paraíba. Tenho um amor verdadeiro porque aqui tenho oportunidades de realizar meus sonhos, meus desejos, ter uma vida boa, com qualidade, poder gerar emprego, oportunidades para pessoas e também fazer grandes amigos” destaca. “Sou muito grata pelos amigos que fiz, pelas oportunidades que tive e tenho. Ainda não marquei a data [da entrega do título], mas certamente vai ser um dia muito especial para mim, um dos mais especiais da minha vida”, completa.

Sobre Andréia Barros

Com mais de 25 anos de profissão, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria e imprensa corporativa e de eventos culturais na Paraíba. Em sua experiência na imprensa, já atuou em rádio, jornal impresso, revista, site, TV, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Paraíba.

Entre as principais premiações, conquistou por duas vezes o Prêmio BNB — Banco do Nordeste de Jornalismo e foi finalista dos prêmios nacionais da ANDI — Agência Nacional dos Direitos da Infância e Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com reportagens que apresentaram os avanços do Estado da Paraíba em educação, economia e desenvolvimento humano. Recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa, por duas vezes, e da Câmara Municipal de Fortaleza (CE) por reportagens de cunho investigativo.

Andréia é editora do portal de notícias Paraíba Total, o primeiro do estado com conteúdo exclusivo de economia, mercado, negócios, carreira e empreendedorismo. Criado em 2013, o veículo sempre busca pautas destacando a Paraíba e todo o seu potencial de inovação, captação de empresas, atração de investimentos e geração de emprego e renda. Pelo Paraíba Total, Andréia também conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com reportagem multimídia sobre empreendedorismo, e montou um dossiê pelos 10 anos da morte do economista paraibano Celso Furtado, que ganhou reconhecimento, com premiação local pela AETC, e nacional, por meio do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Andréia também contribuiu como servidora pública do Estado na função de diretora de Jornalismo da Secretaria de Estado da Comunicação da Paraíba. Após isso, enveredou para a área empresarial, como empreendedora. Atualmente, é diretora da Vivass, agência de comunicação estilo “boutique” com foco em assessoria de imprensa e relações públicas customizadas, criada por ela há 6 anos. A Vivass é a primeira agência paraibana classificada no catálogo do Sebrae Paraíba como negócio criativo. E

Em sua experiência como assessora e gestora de equipes, Andréia já trabalhou em campanhas políticas, festivais de música, grandes eventos de turismo, campeonatos esportivos e ações corporativas. É ainda uma das fundadoras do FMN — Fórum das Mulheres de Negócios da Paraíba, associação sem fins lucrativos que visa o empoderamento feminino e o fomento de negócios e capacitação da mulher empreendedora no estado, nos mais diversos setores. Andréia também é membro da Abrajet — Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba e da API — Associação Paraibana de Imprensa, que atua como diretora.

Andréia também já recebeu o Título de Cidadã Pessoense, oferecido por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa, em 2016.

Fonte: Redação