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Foto: Freepik

37% dos consumidores devem participar de “amigo-secreto” na Páscoa, aponta CNDL/SPC Brasil

Gostar de participar deste tipo de evento e economizar dinheiro são os principais motivos. Brincadeira será realizada entre familiares, amigos e colegas de trabalho

28 de março de 2024

Com a chegada da Páscoa, o comércio aguarda com expectativa os tradicionais eventos de troca de ovos de chocolate. Uma prática cada vez mais comum é o “amigo-chocolate”, um tipo de amigo secreto somente de chocolates e ovos.  Este ano, 37% das pessoas ouvidas pretendem participar da brincadeira. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Os consumidores afirmam que irão participar da brincadeira principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (16%). Entretanto, 57% não pretendem participar, porque seus familiares, amigos e colegas de trabalho não têm o costume de realizar esta brincadeira (28%) e porque não gostam (21%).

Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 67% pretendem fazer o amigo secreto de Páscoa com familiares, 41% com amigos e 34% com colegas de trabalho.

“A brincadeira pode ser uma ótima opção para gastar menos.  Ao invés de ter de comprar ovos para várias pessoas, o amigo-chocolate permite que os gastos fiquem concentrados em um único membro da família ou amigo, por exemplo. Ao mesmo tempo, ninguém fica sem presente. O importante é ficar atento e não participar de muitos eventos e assim extrapolar o orçamento”, indica o presidente da CNDL, José César da Costa.

Os entrevistados pretendem participar, em média, de 4 brincadeiras, com um gasto médio de R$ 60 com cada presente.

METODOLOGIA

Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

Tamanho amostral da Pesquisa: 908 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de realizar compras para a Páscoa. Em seguida, continuaram a responder o questionário 602 casos que tinham a intenção de comprar na data, resultando, respectivamente, em uma margem de erro no geral de 3,25 p.p e 3,99 p.p, para um intervalo de confiança a 95%.

Data de coleta dos dados:  19 a 29 de fevereiro de 2024.

Fonte: CNDL