logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação/Afya

CEO da Afya é o novo integrante do programa Liderança com ImPacto, da ONU

Executivo será porta-voz do ODS 03 ao lado de outros empresários e líderes do país

27 de março de 2024

A Afya passa a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O CEO da companhia, Virgílio Gibbon, foi convidado para ser um dos porta-vozes do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, um dos 17 objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. O intuito principal é unir empresas em torno de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável, pensando em um futuro viável, justo e inclusivo.

A Afya é a primeira empresa de educação médica a fazer parte do programa. Parceira do Pacto Global desde 2020, quando se tornou signatária, em seguida aderiu ao movimento #Mente em Foco, que pretende estimular a discussão sobre saúde mental nas empresas e estabelecer ações concretas e de suporte aos colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável.

“É um privilégio contribuir com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil no ODS 3. O propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação, logo o ODS 3 está no centro da nossa estratégia e razão de existir. Esta nova parceria entre Pacto Global da ONU – Rede Brasil e Afya vai nos apontar novos caminhos para seguirmos transformando as regiões onde atuamos, com alta geração de impacto, como fazemos há 25 anos, desde a criação da nossa 1ª escola de medicina, no Norte do país”, celebra Virgílio.

Como membro do Liderança com ImPacto, o executivo passa a atuar como um mensageiro frequente das ações e metas do ODS 3 nos eventos em que participa, nas entrevistas à imprensa e em suas publicações nas redes sociais para alcançar diferentes públicos.

A iniciativa promove o engajamento ativo e contínuo entre os líderes, incentivando o compartilhamento de melhores práticas, conhecimentos e recursos. Esse esforço colaborativo não apenas fortalece o compromisso individual das organizações com os ODS, mas também amplifica o impacto coletivo e promove uma transformação mais ampla e profunda na sociedade.

ODS 3: a razão de ser da Afya

Ao levar educação e serviços médicos a municípios e localidades mais afastados dos grandes centros urbanos, a Afya não apenas transforma a realidade local, mas também intensifica os impactos positivos que gera à sociedade. A interiorização do ensino e da prática médica é um compromisso fundamental da empresa, refletido em suas ações e resultados.

Desde sua abertura de capital em 2019, a Afya já realizou mais de dois milhões de atendimentos de saúde gratuitos às comunidades onde opera. Em 25 anos, já formou mais de 20 mil médicos. Esses números representam uma transformação na prestação de cuidados de saúde em regiões historicamente negligenciadas, como o Norte e o Nordeste do Brasil, onde quase 70% das instituições de ensino superior da Afya estão localizadas.

Além disso, mais de 586 mil atendimentos gratuitos de saúde foram realizados somente em 2023, evidenciando o contínuo compromisso da Afya com o acesso equitativo aos cuidados de saúde. Destes, quase 295 mil foram realizados nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Assessoria