logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Eva Alustau: “A chegada dos coworkings foi fundamental para democratizar o estilo de vida dos profissionais, redefinindo as formas de trabalho”

Gestora do YouBe Work fala sobre a evolução do mercado de espaços compartilhados e o papel crucial de líderes empreendedores na adaptação às novas demandas e inovações

21 de março de 2024

No cenário em constante evolução do mercado de coworking, líderes empreendedores como Eva Alustau desempenha um papel crucial na inovação e na adaptação às novas demandas. Como gestora do YouBe Work, espaço de coworking em João Pessoa, Eva enfrenta desafios e impulsiona conquistas que moldam não apenas a experiência dos usuários, mas também o futuro do setor.

Em entrevista exclusiva para o Portal Paraíba Total, Eva compartilha insights sobre as mudanças no mercado, os impactos da pandemia e as tendências emergentes, além de desatacar como suas habilidades empreendedoras e soft skill são fundamentais para liderar no competitivo ambiente do coworking. Confira a entrevista:

Como é a experiência de gestão executiva no YouBe? Quais os principais desafios enfrentados e conquistas alcançadas até agora?

Todo cargo de gestão é desafiador e gerir um espaço de coworking não seria diferente, ainda mais por se tratar de um modelo de negócio distinto do convencional, que se tornou protagonista no mundo dos negócios. Os principais desafios são manter a equipe alinhada com processos e atendimento ao público, tendo em vista que recebemos uma diversidade de consumidores, gerar fluxo de pessoas por meio de campanhas de atração de clientes, manter o padrão (de atendimento, higiene e equipamentos) entre as unidades que possuímos e fidelizar cada vez mais pessoas.

Como as softskills e habilidades empreendedoras que você possui foram cruciais para liderar uma empresa no setor de coworking?

Ter conhecimento sobre as minhas principais softskills me dá segurança nas tomadas de decisões, permite utilizar a razão nos momentos de pressão, ser resiliente e anti frágil e lidar com equipes multidisciplinares. Minhas habilidades de liderança me ajudam a influenciar pessoas, a encorajá-las e a negociar e trazer sensação de segurança e cumprimento dos deveres a serem executados.

Com a ascensão do trabalho remoto e flexível, como você enxerga o papel do mercado de coworking? Acredita que a demanda por espaços compartilhados vai continuar aumentando?

O mundo está em constante mudança, e isso impactou diretamente nos formatos de trabalho. A chegada dos coworkings foi fundamental para democratizar o estilo de vida dos profissionais e essa demanda só tende a aumentar. O pós-pandemia trouxe uma série de mudanças, transformando e redefinindo as formas de trabalho, as empresas já entenderam isso e desde então muitas vêm aderindo aos trabalhos remotos e híbridos.

Quais mudanças você observou no conceito de coworking até hoje? Como a evolução do mercado impactou a gestão e operação de espaços como o YouBe?

Os coworkings evoluíram de apenas salas privativas para, também, estações de trabalho. No caso do YouBe, a mudança mais significativa foi a possibilidade de comprar o direito de uso dos espaços compartilhados. A evolução da tecnologia foi muito importante, pois no início da nossa operação não existia no mercado ferramentas para esse modelo de negócio e ficávamos muito limitados, hoje já contamos com desenvolvedores de software que criam facilidades para o nosso dia a dia.

Considerando o cenário pós-pandemia, qual foi o impacto nas práticas de coworking? Houve uma mudança significativa na demanda ou nas preferências dos usuários de espaços compartilhados?

O aumento da procura por espaços compartilhados foi considerável e continua em crescimento, tendo em vista que muitos profissionais precisaram enxugar custos e o coworking traz essa economia inteligente, com custos são compartilhados. A necessidade de interação com outras pessoas, fundamental para geração de networking, também fez com que muitos profissionais buscassem esse tipo de serviço.

Na sua visão, quais são as tendências emergentes no mercado de coworking? Existem novos modelos ou serviços que ganharam destaque recentemente?

Algumas tendências emergentes incluem espaços de coworking hiperconectados; espaços de coworking especializados para diferentes profissionais como médicos e advogados; espaços sustentáveis; programas de bem-estar e saúde no trabalho e integração de realidade virtual e aumentada.

Quais desafios você antecipa para o futuro do coworking? Como a inovação pode desempenhar um papel fundamental na superação desses desafios?

Hiperconectar os espaços será um desafio, exigindo alto investimento em conexão e tecnologia. Os desenvolvedores de software terão que criar plataformas cada vez mais otimizadas tanto de gerenciamento destes espaços quanto de trabalho em si.

Como líder empreendedora, como você incentiva a inovação e a criatividade? Existem iniciativas específicas que destacaria nesse sentido?

Investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas e suas habilidades é um dos caminhos para incentivar a inovação e a criatividade. Uma das formas que uso para isso é a criação de desafios a serem solucionados, cada departamento cria os esboços dos processos de trabalho e isso gera senso de pertencimento, contribuir com ideias para as campanhas de marketing externo e interno, reconhecer esforços, bonificar e premiar também são iniciativas que são importantes.

Eva Alustau é graduada em Administração Pública pela UEPB, MBA em Gestão de Negócios e Inovação, Pós Graduação em Formação em
Liderança e Curso de Aperfeiçoamento Treinamento em Relações Humanas e Comunicação Eficaz. Tem experiência nas áreas Administrativa, Financeira e Comercial, com atuação nos setores da Administração, Finanças, Gestão de Pessoas e Equipes, Treinamento e Desenvolvimento de equipes, Liderança em MQL, Gestão de Departamento Comercial e Direção Executiva.