logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e a magia de criar roteiros, viver experiências e eternizar memórias

Vanessa de Melo aborda a importância de experiências autênticas ao viajar e compartilha seu serviço de combo experience, incentivando os leitores a explorar o mundo de forma única

20 de março de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Semana Santa vem aí! Vai viajar ou só relaxar em casa? Eu devo ficar na minha residência e ir para vários destinos sem sair da minha sala através dos programas/vídeos que sigo no Youtube e Streaming, no entanto, se tiver a oportunidade já estarei na estrada!

Esta semana estou desenvolvendo um dos meus trabalhos favoritos: combo experience (roteiro, traslado e phototour). Como você já sabe viajante, sou jornalista há quase 20 anos e escrevendo exclusivamente sobre turismo e experiência há mais de 6 anos e com essa expertise desenvolvi um trabalho extra além de escrever para esta coluna: o combo experience que inclui desenvolvimento de roteiro, passeios para os destinos e o tour com fotos. Meu objetivo é a criação de roteiros personalizados, focados nas experiências e eternizando as memórias através das fotografias.

Quis escrever sobre esse tema, não para informar o sobre meu serviço, mas destacar a importância de ir além de um turista, seja viajante! Para mim, e acredito para você também viajante, o mais legal de uma viagem é curtir os momentos, e vai contemplar ver os pontos de interesse, mas realizar sonhos e surpreender, saindo da caixa e buscando novas rotas e formas de ver aquele mesmo lugar.

Adoro desenvolver este serviço porque vamos além do óbvio. Curtir um destino vai além das fotos do celular com os pontos turísticos. É se perder nas ruas com um guia contando as histórias do lugar, ir na mercearia, conhecer moradores e sua arte de cerâmica, é comer peixe que você viu o pescador trazer do mar, acompanhar um show na rua, subir e descer ladeiras, pegar transporte público, é andar a pé, ou carro e sentir o trânsito no horário de pico, é curtir um momento romântico ou de realização de sonho e ter uma foto espontânea, ir numa quinta e provar vinhos à beira do rio, passear de barco e dançar ao pôr do sol, é fazer piquenique a beira mar, sorrir e brindar. Criar memórias é ser viajante!

Acredito ser muito importante observar alguns aspectos:

Crie um roteiro A com tudo que deseja ver e conhecer, mas também um outro com as prioridades para selecionar aquilo que desejamos dedicar um pouco mais de tempo para viver uma experiência.

Outro ponto, é observar quais meios de transporte vamos usar para os deslocamentos, seja dentro das cidades, seja para outros destinos dentro da viagem. Veículo ou a pé, carro ou avião, ônibus, trem ou bike.

O terceiro aspecto para ter em consideração é listar quais atrações visitar: museus, parques, experiências.

Onde comer deve estar na lista, com indicações dos lugares próximos onde passará na hora das refeições. Passear de barriga vazia só traz mal humor.

E por último, mas não menos importante: a construção das fotos durante o passeio. Gosto de buscar inspirações e incentivo para que busquem fotos dos lugares que vai visitar, assim viajamos antes de sair para a aventura, já nos sentimos lá através das imagens de outros que lá antes estiveram. Durante o phototour vamos sentindo as fotos e elas fluem eternizando cada momento.

Eu amo o que eu faço e acredito que isso faz toda diferença, é o meu brilho nos olhos que desejo que você viajante tenha ao ler esse texto e também viajar comigo através das palavras, nas fotos e vídeos na minha rede social @vanessa_viajante. Quero você sempre aqui viajante acompanhando nosso amor por viajar e viver as experiências e que um dia venha vivenciar pessoalmente toda essa magia!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e semana que vem tem mais! Até lá!