logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Rosa A Guiar: roteiro imperdível em Areia: a capital da cachaça

Turismo histórico, hospedagem confortável e experiências gastronômicas únicas

12 de março de 2024

Que tal ir a Budega do Vavá @budega_do_vava e degustar as famosas cachaças da região num penico? Os turistas amam a experiência. Areia está cheia de novidades e lugares incríveis e é uma excelente opção para fugir do calor e ver novos lugares e paisagens com a vantagem de não gastar muito tempo e nem dinheiro. Distante cerca de 130 quilômetros da Capital, Areia se sobressai, desde sua fundação, como cidade de economia pujante e cultura idem. Teve um dos primeiros teatros particulares do Brasil, de 1859, construído pelas famílias abastadas. O centro histórico é tombado. O município libertou os escravos antes da Lei Àurea e é a terra natal do inventor da máquina de escrever, Padre Azevedo, do escritor José Américo de Almeida e …o outro famoso eu conto depois.

Para uma hospedagem com conforto sugiro o Hotel Fazenda Triunfo @hoteltriunfo ou a Pousada Villa Real @villarealpousada. Ambos com restaurantes excelentes. Uma experiência mais exótica é o restaurante rural imperdível, Vó Maria @restaurantevomaria caso de sucesso que saiu até na Forbes, capitaneado pela danada da Luciana Balbino. Hora da sobremesa? Na charmosa e deliciosa @acasadodoce você vai mandar a dieta pra longe. Experimente o famoso macacada. Outra dica é fazer um city tour com um guia para saber as curiosidades da cidade. Luiz Sales (83-99813-5341) faz um roteiro pelo centro histórico passando pela Igreja do Rosário dos Pretos, construída por e para escravos, Solar José Rufino, um casarão que tem uma das poucas senzalas urbanas do país, o lindo Teatro Minerva, aquele que já falei. Por ser uma cidade de cultura forte, tem vários museus, entre eles o Museu do Brejo Paraibano, um engenho de 1870 onde se vê interessantes objetos de época, móveis e maquinário, e o imperdível Museu Casa de Pedro Américo. O pintor mais famoso do Brasil Império nasceu em Areia, morava numa casa simples na cidade quando foi descoberto, ainda criança, pela missão francesa e seguiu com ela para o Rio de Janeiro e depois, Florença e o mundo. No Museu, pincéis e objetos dele, réplicas famosas e um quadro original, do Cristo. Você volta a infância vendo aquelas imagens dos livros de história.

Areia foi grande produtora de rapadura, açúcar e de cachaça e reivindica a indicação geográfica de terra produtora de cachaça de qualidade. O pedido está em análise no Ministério da Agricultura. É, por lei estadual, a capital paraibana da cachaça. São mais de 20 engenhos registrados na zona rural que produzem cachaças premiadas no Brasil e no mundo, entre elas Triunfo, Matuta, Vitória, Turmalina da Serra, Ipueira. Sugiro a visita ao @engenhotriunfooficial e @turmalinadaserra. A cultura da cana de açúcar está presente em tudo na cidade que foi personagem do livro A Bagaceira, de José Américo de Almeida.

Um dos grandes colecionadores de cachaça do Brasil é o Edilson Diniz que tem a @adegadotercino, com raridades. Grupos por agendamento. Embora seja mais gostoso ir a Capital da Cachaça nos meses de maio a setembro, quando as temperaturas ficam em torno de 16 graus, delicia!, por ser numa região de serra é agradável o ano inteiro e uma boa ideia para fugir do calorão. Casario histórico, excelentes restaurantes, hotéis, museus, engenhos, empresários criativos que compõem a Associação de Turismo Rural e Cultural, e assim é Areia, que está sempre preparando novidades. Você vai se surpreender.

Foto: Arquivo Pessoal

Sobre Rosa Aguiar

Jornalista com especialização em Redação Jornalística e mestrado em Jornalismo Profissional, editora do site Mais Turismo e Cultura. Seu Instagram é @rosaaguiar.