logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Investimento de R$ 2 bilhões: AENA entrega obras e ampliação do Aeroporto Castro Pinto nesta sexta

Inauguração acontece nesta sexta-feira, 8 de março

7 de março de 2024

Nesta sexta-feira (8), a Aena (Aeroportos do Nordeste do Brasil S.A), irá inaugurar as obras da reforma e ampliação da nova estrutura do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa. A cerimônia contará com a presença do Ministro da Aviação, Silvio Costa Filho, e do governador João Azevedo.

O investimento é de mais de R$ 2 bilhões. A empresa promete melhorias implementadas, espaços amplos, equipamentos modernos e novas opções comerciais e de restaurantes.” O objetivo é transformar as viagens em experiências ainda mais incríveis”, destaca a publicação.

A Aena Brasil assumiu a administração do Aeroporto Castro Pinto após vencer o leilão de concessões realizado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) em 2019. O contrato de concessão prevê a ampliação e modernização do aeroporto.

O representante da Aena, Marcelo Bento, destacou o crescimento no número de passageiros no aeroporto e acrescentou a acomodação desse tráfego graças às parciais da obra que já haviam sido entregues. “Em 2022, João Pessoa recuperou o tráfico de passageiros que tinha 2019 [antes da pandemia]. O que não é o caso de todos os aeroportos do nordeste. Vocês tiveram uma história de grande sucesso em 2022 ainda, foi um ano difícil de recuperar o tráfego de 2019. Foram 1,232 milhão de passageiros aproximadamente em 2019 e 2022 foi praticamente o mesmo.”, comentou em primeira mão durante entrevista na Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet -PB).

Segundo Bento, João Pessoa cresceu 16% no número de passageiros. “É um número muito expressivo. A economia brasileira não cresceu 16%, a atividade econômica não cresceu isso, mas o tráfego de passageiros em João Pessoa sim. É um tremendo feito e a nossa sorte é que já tínhamos entregue as parciais no aeroorto que pode acomodar esse crescimento sem grandes percalços”, completou.

A companhia espanhola, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros pelo Conselho Internacional de Aeroportos, administra desde o início de 2020 a concessão de seis aeroportos na região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL).

 

Fonte: Redação