logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e o turismo em crescimento e desenvolvimento pós pandemia

Uma nova era de viagens, oportunidades e inovações

6 de março de 2024

Olá Viajante! Como vai o planejamento para próxima viagem? Desejo que esteja animado porque no final do mês tem feriadão e com certeza deve ter algo em mente, mesmo que seja apenas dias descansando vendo TV. Eu já estou planejando duas viagens, uma delas a trabalho com roteiro e phototour então estou super empolgada!

 

O assunto desta semana aqui na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós é uma reflexão diante dos dados extremamente positivos que o setor do turismo teve em 2023 e as expectativas para 2024, possivelmente o melhor ano de todos os tempos, muito acima de valores de 2019 antes da pandemia que paralisou a economia como um todo.

Essa paralisação causou muita expectativa para quando o turismo voltasse à normalidade. As pessoas estavam ansiosas por viajar e quando foi reaberto, mesmo que aos poucos, parecia uma represa que teve suas comportas abertas.

Essa parada serviu para que muitos empresários mudassem e evoluíssem em vários aspectos, se reinventando para não serem esquecidos no período onde tudo estava fechado. Alguns demitiram, outros fecharam e outros viram como oportunidade de fazer coisas diferentes e pudessem se adaptar melhor às novas demandas que viriam dos consumidores em seus diversos perfis.

Pude observar na cobertura a distância que fiz de feiras internacionais como Fitur na Espanha e BTL, em Lisboa, muito desenvolvimento de novos destinos e rotas, fortalecendo as cidades e as empresas envolvidas, crescimento de roteiros, tipologias e especificidades, além de experiências oferecidas para os turistas e viajantes.

Um orgulho grande da nossa Paraíba (meu Estado de nascimento) que esteve muito destacada em diversos eventos com governos e empresas de turismo, como também de Portugal (país que atualmente vivo). Principalmente, vi aqui em terras lusitanas uma melhora e reconhecimento internacional dos trabalhos exitosos que estão sendo feitos.

Lembrando que há muito para melhorar, mas as distinções de revistas e sites especializados colocaram os holofotes em cima do país e talvez seja um caminho sem volta. É claro que virão outros destinos destaques europeus no futuro, no entanto, Portugal não vai sair de moda.

E por falar em moda, o turismo está em alta e muito mais do que antes da pandemia, acredito que as profissões que permitem trabalhar home office e as plataformas digitais que deram um boom neste período, além de novos empregos voltados para tecnologia e o digital acabaram por estimular o turismo já que muitos estão se tornando empreendedores e também nômades, realizando seus trabalho de qualquer lugar, e porque não durante viagens?

A personalização de roteiros, maior número de profissionais e novas profissões surgindo para atender às novas demandas do setor é muito perceptível. Conseguimos observar por aqui mais hospedagens pensando nos nômades digitais investindo em uma internet de qualidade e até trabalho no turismo voltado para influencer, produtor de conteúdo, voluntariado em troca de alojamento (parceria), venda de pacotes e passagens áereas como afiliados de agências de viagem, novas experiências para todos os tamanhos de bolso e tempo disponível.

Muito disso tudo é novidade: construção de points instagramáveis, pontes no meio da floresta e praias, a fim de facilitar a mobilidade, democratização de informações, mais transporte disponível e a menor custo para os lugares que antes era obrigatório ter carro ou alugar um para poder chegar, boa infraestrutura de parques, lugares para acampar, mais estabelecimentos pet friends. Uma evolução em 2 anos que não tem limites para se desenvolver. Novas formas de viajar e viver tendo as viagens e o turismo como protagonista. Fico muito feliz por viver isso tudo e poder documentar através dessa reflexão.

E você viajante já tinha pensado em como o turismo evoluiu depois da pandemia? Em como o setor tem desenvolvido e proporcionado coisas que antes pareciam impensadas ou que poderiam demorar muito para existir? Comenta por email: vanessa_d_melo@hotmail.com vou adorar saber seu ponto de vista!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Na próxima semana vou trazer para você viajante um pouco destas profissões do presente que colocam a viagem no centro das atenções e não estou falando em dono de alojamento e nem de guia turístico, vou muito além! Até lá!