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Foto: Freepik

Pequenos negócios estão otimistas com as vendas para a Páscoa

Nos últimos cinco anos, o setor mantém uma constância na abertura de novos negócios na fabricação e comercialização de produtos de chocolate

29 de fevereiro de 2024

A menos de um mês para a Páscoa, as expectativas para o aumento nas vendas já estão em alta. A previsão é de um crescimento significativo em comparação ao ano anterior, impulsionado pela procura por produtos típicos desse período. O segmento de ovos artesanais é especialmente otimista, sendo bem-recebido no mercado.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo do produto atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.

A abertura de negócios no setor também foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos. Conforme o levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.

“Temos notado que os clientes deste segmento estão procurando produtos mais saudáveis e estão ficando mais exigentes. Verificamos como tendência a busca por produtos de alta qualidade, com maior concentração de cacau e menos industrializados. Além disso, ingredientes diferenciados, como o caramelo salgado e pistache, e experiências multissensoriais estão fazendo a diferença”, afirma o analista de competitividade do Sebrae Vicente Scalia.

Confira o comportamento na abertura de novos negócios no setor:

Fabricação de produtos derivados do Cacau e Chocolates
2023 – 1.533
2022 – 1.682
2021 – 2.323
2020 – 1.793
2019 – 1.527

Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
2023 – 4.342
2022 – 4.656
2021 – 4.389
2020 – 3.790
2019 – 4.558

Dicas

Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado o mais importante para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas. Confira!

Conheça bem seus clientes

É importante saber quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entender as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente. Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.

Foco na qualidade

Sabe aquela máxima do boca a boca? Então fique atento à qualidade do seu produto, pois ele te ajudará a crescer e a conquistar mais clientes. Trabalhar com chocolate não é para iniciantes, então é preciso ter atenção aos processos de fabricação.

Divulgação

Se possível, faça umas boas fotos para o cliente começar a comer o chocolate com os olhos, destacando a qualidade dos produtos. Não deixe de investir nas redes sociais.

Fonte: ANS