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Foto: Freepik

Veja estatísticas cruciais das mídias sociais para orientar estratégias de marketing

Em média, as empresas têm aumento de 95% no reconhecimento da marca e de 73% no tráfego do website com ações nas redes sociais; saiba como escolher as melhores plataformas para o seu negócio

26 de fevereiro de 2024

Com mais de 4,8 bilhões de usuários em todo o mundo, segundo o site Small Business Trends, as mídias sociais permitem que as empresas se conectem com seu público, por meio de ambientes interativos e envolventes, abrindo novos caminhos para engajamento, desenvolvimento de marca e marketing direto. É, portanto, um componente crítico para as estratégias de marketing.

Não por acaso, 97% dos profissionais de marketing usam as mídias sociais para alcançar seu público e 73% acreditam que seus esforços por meio do marketing de mídia social foram “algo eficazes” ou “muito eficazes” para seus negócios. As redes sociais têm uma taxa de lead-to-close 100% maior do que o outbound marketing. Além disso, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera cerca de 3 vezes mais leads. Em média, as empresas relatam um aumento de 95% no reconhecimento da marca e de 73% no tráfego do website através de um marketing eficaz nas redes sociais.

No mundo, as pessoas passam, em média, 2,5 horas por dia. A maioria dos acessos (91%) ocorrem por meio de dispositivos móveis, tornando-se essencial a produção de conteúdo otimizado para esse canal de comunicação. dispositivos móveis para garantir alcance e envolvimento efetivos. Por outro lado, 54% dos usuários pesquisam produtos nas redes sociais e 57% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que seguem nas redes sociais. Com isso, as marcas que investem em vitrines e análises de produtos nas redes sociais podem aumentar significativamente sua visibilidade e vendas.

Mas como escolher as plataformas mais indicadas para o seu negócio conquistar engajamento e venda, especialmente se cada mídia social oferece oportunidades e desafios únicos para as empresas? Pensando nisso, separamos algumas estatísticas essenciais que vão orientar as ações de marketing do seu empreendimento, tornando suas estratégias mais eficazes. Confira:

Dados básicos sobre as plataformas

• O Facebook possui mais de 2,8 bilhões de usuários ativos/mês;
• O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos/mês, sendo popular entre os grupos demográficos mais jovens;
• O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários logados mensalmente;
• Com relação à faixa etária, a maioria tem de 18 a 29 anos em todas as plataformas, enfatizando a necessidade de as marcas adaptarem as suas mensagens e conteúdos para repercutir entre os mais jovens.
• Há uma ligeira maioria feminina;
• Os usuários passam em média 30 minutos por dia no Instagram;
• O TikTok registrou o maior crescimento no engajamento médio, com os usuários gastando em média 52 minutos por dia no aplicativo;
• 80% dos utilizadores do Twitter são “millennials ricos”, o que demonstra o seu apelo demográfico único.

Estatísticas do Facebook

• Os anúncios do Facebook alcançam 2,14 bilhões de pessoas, oferecendo acesso incomparável ao mercado;
• 78% dos consumidores descobriram produtos de varejo para comprar via Facebook;
• As imagens representam 75-90% da eficácia/desempenho da publicidade no Facebook.

Estatísticas do Instagram

• O Instagram apresenta uma taxa média de engajamento de 1,22%, a mais alta entre todas as plataformas de marcas;
• 500 milhões de usuários interagem diariamente com o stories do Instagram;
• Mais de 60% dos usuários relatam descobrir novos produtos por meio da plataforma, com os influenciadores desempenhando um papel fundamental nesse processo;
• Os microinfluenciadores apresentam taxas de engajamento de até 7%, significativamente maiores do que as dos macroinfluenciadores, indicando um nível mais profundo de confiança e interação com seu público.

Estatísticas do Twitter

• O Twitter tem mais de 330 milhões de usuários ativos mensais, com 42% deles usando a plataforma diariamente;
• 77% dos usuários do Twitter se sentem mais positivos em relação a uma marca quando seu tweet é respondido.

Estatísticas do LinkedIn

• O LinkedIn tem mais de 774 milhões de membros, com 4 em cada 5 membros conduzindo decisões de negócios;
• Há um aumento de 50% ano após ano no conteúdo compartilhado no LinkedIn.

Comportamento de compra dos usuários

• 54% dos usuários pesquisam produtos nas redes sociais;
• 65% dos consumidores visitam o site de uma marca depois de ver um produto nas redes sociais;
• Campanhas com foco no engajamento emocional tende a ter melhor desempenho, com um aumento de 27% nas taxas de engajamento;

Publicidade em mídias sociais

• A indústria de marketing de influenciadores deve crescer para aproximadamente US$ 13,8 bilhões em receitas;
• O conteúdo que desaparece após um curto período, como os stories do Instagram, continuará a aumentar em popularidade;
• 89% dos profissionais de marketing afirmam que o ROI (Retorno sobre Investimento) do marketing de influência é comparável ou melhor do que outros canais de marketing.

Outras estatísticas e insights

• 49% dos consumidores dependem das recomendações de influenciadores para suas decisões de compra;
• 67% das marcas usam o Instagram para marketing de influenciadores;
• Tweets com imagens recebem 150% mais retuítes do que aqueles sem imagens;
• Postagens com pelo menos uma hashtag têm em média 12,6% mais engajamento;
• Postagens em mídias sociais que incluem conteúdo de vídeo apresentam uma taxa de interação 49% maior em comparação com aquelas sem conteúdo;
• Postagens publicadas às quintas e sextas-feiras, especificamente entre 13h e 15h, apresentam as taxas de engajamento mais altas;
• As campanhas que incorporam conteúdo gerado pelo usuário apresentam uma taxa de engajamento 28% maior do que aquelas que não o fazem;
• Postagens nas redes sociais com perguntas geram 23% mais engajamento;
• Incluir uma frase de chamariz em suas postagens nas redes sociais pode aumentar o engajamento em 25%;
• O conteúdo visual, como imagens ou vídeos, atrai 36% mais engajamento nas plataformas de mídia social em comparação com postagens somente de texto;
• Postar durante horários de pico, como entre 10h e 15h , pode aumentar as taxas de engajamento em 17%, se os seus usuários estão ativos nesses horários;
• Vídeos nas redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos do que conteúdo de texto e imagem combinados.

Fonte: Varejo SA com Small Business Trends