logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós: O que visitar num destino?

O que visitar num destino? Vanessa Melo fala sobre roteiros personalizados

21 de fevereiro de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Aqui estamos muito ansiosos porque em março devemos ter duas viagens aqui na península ibérica, repletas de experiências inéditas e fico muito animada com essa expectativa! Acredito que você viajante também fica! Estou providenciando um roteiro personalizado para uma trip em Portugal de um casal amigo e já vejo as fotos incríveis que vou fazer. Para quem ainda não sabe, adoro fazer roteiros e viajar com as pessoas para fotografar e registrar esse momento. Viver as experiências e construir memórias de viagem são dois dos meus propósitos e pode contar comigo quando vier por cá!

 

Você viajante pode se perguntar: O que visitar num destino? E a resposta é que sobre a produção de roteiros personalizados posso assegurar que seja um turista ou viajante, as experiências podem ser completamente diferentes, mesmo visitando os mesmos destinos. Eu explico!

 

Ser viajante vai além de ser turista, significa ir mais devagar, apreciando coisas além do que os nossos olhos veem, é sentir e viver aquele lugar. Não acredito muito no turismo de massa e na lista interminável de pontos turísticos em um único dia. Penso que é possível ver muitos pontos de interesse numa cidade, mas não tão rápido e não apenas fotografar, curtir o momento. Viajar é viver tantas coisas antes, durante e depois que você vai. Sonhar, planejar, ir, estar lá e depois as histórias para contar! Só em pensar e escrever aqui para você viajante eu viajo! Mas o que visitar?

 

Um roteiro é feito baseado em duas máximas e alguns detalhes:

1- O que você sabe que quer conhecer, como pontos turísticos já conhecidos de outras pessoas (o passeio de turista, turistar);
2- O que você ouve falar, mas pouca gente foi ou só quem vive lá que sabe;

Detalhes: experiências que você vive e é personalizada para você.

Por exemplo: nesse roteiro que fiz para essa trip em Portugal, Lisboa é o coração por ter o maior número de pontos de interesse. E baseado nos gostos dos amigos vimos que apreciam vinho, então degustações deve estar na lista, mas imagina fazer isso num passeio de barco curtindo o pôr do sol no rio Tejo? Já traz uma diferenciação, se fosse cerveja teria visitas a cervejarias artesanais à beira mar ou um piquenique num parque curtindo a vista e possivelmente com música ao vivo de algum artista de rua.  Vai além do óbvio do pastel de Belém e de bacalhau que estão no roteiro também.

 

Vamos ao Porto, e além das provas tradicionais do vinho licoroso e fortificado que tem as versões tinto, rosé e branco, porque não ir a um museu imersivo de vinhos ou a uma quinta onde você pode fazer seu próprio vinho. Degustações com vista para as uvas, e o rio Douro. Até porque não só de vinho do Porto  vive a região que é muito famosa por seus vinhos tradicionais que acompanham todas as refeições.  Em setembro há também a experiência incrível ( que ainda não vivi) das vindimas (colheita e pisa das uvas). Portugal vai muito além do convencional!

 

Se perder, mas não se perdendo, nas ruas das cidades podemos observar coisas novas, o cotidiano e porque não visitar uma loja de discos? Uma balada que só quem vive ali frequenta? Ir a um cinema? Eu nunca pensei em ir ver um filme numa viagem, mas atualmente já está na minha lista de passeios, pois às vezes, pode ser incrível, não apenas pela estrutura diferente, mas a experiência de estar alí.

 

Então já sabe viajante se quer ir para onde muita gente já foi e ter além da foto famosa naquele ponto turístico aconselho que vá além e descubra a experiência daquele lugar e viva devagar o momento porque é por isso que ele se chama PRESENTE!

 

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e semana que vem tem mais! Até lá Viajante!