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Foto: Reprodução/YouTube

Messi Bowl: Como as marcas marcaram um grande gol no mercado esportivo americano?

Participação do jogador argentino renderá US$ 14 milhões

9 de fevereiro de 2024

No próximo dia 11 de fevereiro, os olhos de todo o mundo estarão totalmente voltados para dois tipos de bola: a de futebol americano e a de futebol, pelo fato de o Super Bowl LVIII ser ofuscado por Lionel Messi, e o público latino-americano testemunhar um marco histórico para o craque argentino.
Acontecendo no Estádio Allegiant em Las Vegas, Nevada, o Super Bowl será uma das maiores atrações televisivas nos Estados Unidos, com uma enorme audiência. Espera-se que milhões de pessoas sintonizem para assistir à emocionante partida. Embora ainda não haja números oficiais para este ano de 2024, no ano passado a Nielsen relatou que o Super Bowl 2023 foi o segundo jogo mais assistido na história, registrando 113 milhões de telespectadores. Como curiosidade, a edição de 2015 foi a mais vista de todos os tempos, a ponto de ser registrada no Livro Guinness dos Recordes.
Agora, vamos falar de Lionel Messi, a estrela do futebol argentino e jogador do Inter Miami na Major League Soccer (MLS). Messi não apenas brilhará em campo, mas também nos anúncios durante o Super Bowl. Especificamente, a Michelob Ultra reuniu o campeão argentino com o Hall da Fama da NFL, Dan Marino, e Jason Sudeikis, em um comercial de 60 segundos intitulado “Superior Beach”. Neste anúncio, Messi demonstra suas habilidades com a bola, enquanto desfruta de uma cerveja na praia. Sua participação renderá a ele 14 milhões de dólares, demonstrando sua enorme influência como figura esportiva e sua capacidade de atrair a atenção da audiência em todo o mundo.
A presença de Messi e da MLS no Super Bowl é uma fórmula certeira para as marcas e jogadores, além de refletir o crescente interesse da audiência latino-americana, observou Martina Dapena Garay, Líder Regional do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) da another, a agência de comunicação estratégica líder na América Latina.
O futebol e a música latino-americana estão em ascensão, e tanto a NFL quanto a MLS buscam capitalizar essa tendência para atrair mais fãs e espectadores. No mundo, Messi é uma verdadeira lenda, e sua participação nos comerciais do Super Bowl certamente ressoará com os fãs em toda a região.
Dados recentes sobre o crescimento da música latina nos Estados Unidos corroboram a ideia de que ser latino está na moda e está gerando importantes receitas no mercado americano. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), as receitas da música latina aumentaram 15% ao ano, atingindo um recorde de 627 milhões de dólares no primeiro semestre de 2023. Esse crescimento tem sido impulsionado por figuras como Bad Bunny, cuja música transcendeu fronteiras e foi amplamente reconhecida. Em 2022, “Un Verano Sin Ti” foi aclamado como o álbum do ano pela revista TIME e Billboard. Seu impacto na cultura não para por aí, pois recentemente ele foi destaque na capa da TIME, marcando um marco ao ser a primeira vez que esta revista dedicou sua capa em espanhol a um latino.
Segundo Dapena Garay, a MLS vem preparando este sucesso há vários anos, atingindo agora o ápice com Messi, ao trazer diversos jogadores latino-americanos para o mercado estadunidense, como foi o caso de seu primeiro embaixador, o Rei Pelé, que animou os torcedores no New York Cosmos nos anos 70, ou casos mais recentes como Carlos Vela, Javier “Chicharito” Hernández, Kaká, Thiago Almada, e uma longa lista de mais de 200 jogadores que passaram por diferentes equipes na liga dos Estados Unidos.
A especialista enfatiza que as marcas e empresas podem encontrar seu Messi, ou seja, essa estrela, influenciadora ou embaixadora, que pode atrair os olhares de milhares de clientes, mas é fundamental trabalhar com uma agência de comunicação estratégica, ou que possua serviços e preparo profissional para desafios internacionais.
Por fim, a especialista afirma que o Super Bowl 2024 promete ser um evento emocionante tanto para os amantes do futebol americano quanto para os fãs de Messi, e que a publicidade desempenhará um papel fundamental nesta celebração esportiva.

 

Fonte: Assessoria