logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Márcia Peixoto: “O principal objetivo é conectar pessoas às organizações de forma que elas se sintam pertencentes”

Desvendando o caminho da ROOTS Talent na busca pela verdadeira conexão profissional

8 de fevereiro de 2024

Em um universo empresarial muitas vezes marcado pela impessoalidade, a Roots Talent Solução em Gestão de Pessoas destaca-se como um farol acolhedor, guiando organizações a investirem no que há de mais valioso: suas pessoas. Ao lado da administradora Janete Ferreira, Márcia Peixoto encabeça essa jornada singular em busca da valorização humana. Psicóloga e mentora visionária, a expertise e paixão de Márcia moldaram os alicerces dessa abordagem única. 

 

Com uma bagagem impressionante, Márcia traz consigo uma vasta experiência de 28 anos na Gestão de Pessoas, explorando os setores de Comércio, Indústria Sucroalcooleira, Construção Civil, Hospital Oftalmológico e Telecomunicação. Sua formação inclui especialização em Administração estratégica e Operacional dos Recursos Humanos pela UFPB, MBA em Gestão Estratégica pela FGV, e especialização em Psicologia Positiva pelo Cintep. Tudo isso reforça o compromisso da Roots em uma abordagem orientada para o desenvolvimento humano. 

 

Em entrevista exclusiva para o Portal Paraíba Total, Márcia mergulha nas experiências, visões e conquistas, traçando não apenas a importância da Roots no cenário da gestão de pessoas, mas também destacando seu papel central na construção de um ambiente onde cada indivíduo é genuinamente valorizado e impulsionado a atingir seu potencial máximo. 

 

Como surgiu a ideia de criar a ROOTS Talent Solução em Gestão de Pessoas e qual é o propósito central da empresa?

 

A ideia de criar Roots surgiu de uma conversa entre mim e Janete Ferreira na qual ambas compartilhavam a mesma visão de humanização. Quando saí da empresa na qual eu trabalhava anteriormente, tinha em mente que queria abrir uma empresa, sabendo que Janete, com sua experiência empresarial, compartilhava dos mesmos valores. Nosso propósito central é transformar os setores de gestão de pessoas em locais humanizados, empresas que valorizem as suas pessoas e que humanizem os seus processos.

 

Quais são os principais diferenciais da ROOTS Talent em relação a outras empresas de gestão de pessoas?

 

Trabalhamos muito com a essência do ser humano. Buscamos na pessoa o que ela verdadeiramente gosta de fazer e conectamos esses valores com os da empresa. Isso torna a contratação mais efetiva, bem como o trabalho, porque o time fica mais engajado, mais pertencente e pode dizer “eu amo o que faço e meus valores se encaixam com o que a empresa oferece”. 

 

Pode compartilhar um pouco sobre a metodologia adotada pela ROOTS para estimular as pessoas a encontrarem sua essência e desenvolverem suas atividades com excelência?

 

Nossa metodologia é baseada no autoconhecimento. Aprofundamos o conhecimento do candidato ou do colaborador por meio de técnicas como testes e ferramentas que utilizamos para que ele tenha autoconhecimento e entenda melhor o caminho que segue na vida profissional. 

 

Como a empresa acompanha o desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos que atende? Existe algum tipo de acompanhamento contínuo?

 

O acompanhamento, por exemplo, esse é um serviço da Roots. Se a empresa quer que um profissional se desenvolva para um determinado cargo, de assistente para analista, por exemplo, a gente vai dando os acompanhamentos com o profissional em desenvolvimento, introduzindo técnicas para que ele possa entender o novo cargo e deixar de ser um  assistente para ser um analista. O acompanhamento é feito junto com o empregador e o colaborador.

 

A ROOTS colabora com empresas de diferentes segmentos. Como essa variedade de setores influencia a abordagem da empresa na gestão de pessoas?

 

O negócio em si interfere muito porque ele vai variar. Cada um vai requerer um tipo de profissional, comportamento, postura… Tudo isso interfere em como nós vamos agir e atuar dentro de determinadas empresas. 

 

Como a inovação e a tecnologia são vistas na abordagem da ROOTS Talent para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas?

 

A tecnologia ela vem de um ponto muito importante quando falamos de triagem e captação de currículos. Isso é muito legal, mas quando se trata de gestão de pessoas, nada substitui o próprio contato, a humanização. Onde a gente encontra a essência é no contato pessoal, nada substitui esse processo.  

 

Quais foram os maiores desafios enfrentados no processo de criação e consolidação da ROOTS Talent Solução em Gestão de Pessoas?

 

Para a criação, fomos muito conforme os meus valores e os de Janete. Tudo se encaixava: o nome, o negócio, o serviço, a missão, a visão, a filosofia. Não houve discordância e fomos nos encaixando no que acreditávamos, sem problemas. Hoje o grande desafio é apresentar a Roots para o mercado, expandir em termos de conhecimento de mercado. Muito mais pessoas conhecendo nossa marca, nossa empresa e nossos serviços, esse é o nosso desafio hoje. 

 

Como co-idealizadora da ROOTS, quais foram os aprendizados mais significativos que você teve ao longo dessa jornada de empreendedorismo em gestão de pessoas?

 

O maior aprendizado foi entender que a gente não faz nada sozinho. Poder buscar no mercado, parceiros que compartilhem valores semelhantes aos nossos tem sido um diferencial para nós. Essa parceria tem acelerado nosso caminho, permitindo que a Roots se destaque como uma empresa nova no mercado.  

 

Quais são os planos e objetivos futuros da ROOTS Talent Solução em Gestão de Pessoas? 

 

Nosso plano mais objetivo é tornar a Roots conhecida e reconhecida como uma solução de gestão de pessoas. O principal objetivo é conectar pessoas às organizações de forma que elas se sintam pertencentes, é fazer essa conexão entre funcionários, colaboradores e a empresa. 

 

Márcia Peixoto é psicóloga; especialista em Administração Estratégica e Operacional dos Recursos Humanos pela UFPB; MBA em Gestão Estratéigica com ênfase em pessoas pela FGV; especialista em Psicologia Positiva pelo CINTEP; analista Comportamental DISC pela E Talent. Atua há 28 anos na área de Gestão de Pessoas nos segmentos de Comércio, Indústria Sucroalcooleira, Construção Civil, Hospital Oftalmológico e Telecomunicação.

Fonte: Redação