logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust, aí vamos nós: turismo de Carnaval vai além do feriado

7 de fevereiro de 2024

Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? E esse carnaval vai ser viajando sem sair de casa através da TV, livros, aproveitando para descansar ou resolveu viver o agito e se aventurar pelos destinos deste mundo? Seja qual for a escolha, desejo que divirta-se, se cuide e viva!!!
Na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana quero trazer à luz um assunto muito pertinente nesta época do ano que une férias de muita gente e os festejos carnavalescos: o turismo de Carnaval que vai além do feriado.
Como sabemos o Carnaval é uma festividade mundial e que todos os anos acontece numa data diferente. Apesar disso, é possível se programar com antecedência para curtir a festa do Rei Momo ou apenas buscar refúgio em destinos tranquilos.
No entanto, a semana do Carnaval que começa na noite da sexta, segue o final de semana e só termina na quarta-feira de Cinzas já contempla muito mais do que isso. Você viajante observou que em algumas cidades há prévias carnavalescas com blocos, ensaios de grupos musicais, de escolas de samba e até ensaio de blocos? Eu vi pessoalmente na minha linda João Pessoa que a agitação começa uns 10 dias antes com o Folia de Rua e mais de uma centena de blocos que desfilam nos bairros e também no Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa.
Outros Estados do Brasil há também cidades que seguem o mesmo modelo e alguns destaco aqui como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na Península Ibérica (Portugal e Espanha), tem carnaval e é popularmente chamada de Entrudo e Entroido, respectivamente e o nome tem origem na palavra latina Introitus, que significa entrada, ou seja entrada na Quaresma, período que tem início no dia seguinte, na chamada quarta-feira de Cinzas. Inclusive na cidade de Xinzo, na Galícia, a festividade dura 5 domingos, sendo uma das maiores do mundo. E aqui em Viseu, temos a famosa “Dança dos cus” que é tradição no Carnaval de Cabanas de Viriato. Depois procurem um vídeo dessas festividades. Em muitos lugares onde a comunidade brasileira está presente também realiza-se festas inspiradas nos nossos carnavais para matarmos a saudade dos ritmos, danças e alegria.
Nas minhas pesquisas, em Portugal é destacado que o período do carnaval se inicia após o dia de Reis com alguns eventos e segue até a semana propriamente dita, mas não se engane, a animação vai até o domingo após às cinzas. É incrível como o turismo aquece neste período, apesar de aqui ser inverno, imagine no Brasil que está em pleno verão.
O setor tem se aproveitado deste alargamento das comemorações e têm, em alguns casos, constituído novas programações culturais para atrair cada vez mais visitantes não apenas nos destinos com apresentações, mas também opções de lazer e descanso sem alusão à folia. O motivo é: podemos ser a viagem do Carnaval para o folião como para o que deseja paz e tranquilidade, sem agitos, ou a mescla dos dois mundos. Por exemplo, onde vivo: moro em Viseu que é muito calmo, e distante 25 km temos Canas de Senhorim que tem um carnaval com show, desfiles e muita agitação e no Brasil também é assim em várias cidades.
Lembro-me dos meus carnavais! Nasci num sábado de Carnaval e gosto deste período do ano. Mas, como boa aquariana, sou do contra, e não sou muito fã de aglomerações. Prefiro desfile de bloco pequeno, estar em camarote vendo o trio passar, ou curtir show onde eu possa ficar longe da muvuca. No entanto, sou fascinada com o desfile de Escola de Samba, um dia quero ir pessoalmente e realizar esse sonho. Eu o acompanhava todos os dias e adorava aprender história através dos enredos. Ainda acho incrível, entretanto não vejo tudo. Inclusive, um dos festejos mais legais que presenciei foi em Olinda. Achei um ambiente muito família, sem tanta aglomeração no dia que estive lá e apesar do calor e das ladeiras, achei super divertido recomendo muito.
Acredito que o Carnaval rompeu as fronteiras do Feriado e já pode ser considerado um bimestre de boom no turismo que emenda o mês de janeiro e fevereiro numa grande festa. Nós já sabíamos que era alta temporada no Brasil, mas você viajante sabia que na Europa também era assim, cheio de animação e folia?
Desejo que você viajante curta seu período carnavalesco da melhor forma e possa viajar saindo ou não de casa para se divertir descansando ou caindo na folia!
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Até mais!