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Foto: Divulgação

Ex-VP do McDonald’s, CEO da Espaço Laser e co-founder da Food To Save falam sobre tendências para o mercado de food waste

26 de janeiro de 2024

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, a Food To Save, app que conecta estabelecimentos a consumidores engajados no combate ao desperdício de alimentos, reuniu em São Paulo alguns dos principais estabelecimentos topsavers do ano de 2023 – os mais bem avaliados pelos consumidores na plataforma.  O encontro contou também com um Talk sobre propósito, tendências e dicas para 2024 com a participação do CEO e co-founder da Food To Save, Lucas Infante, e João Branco, ex-vp de marketing do MCDonald’s e Paulo Camargo, CEO do grupo Espaço Laser. Os dois executivos fazem parte do time de investidores da startup.

 

Confira os principais insights que foram abordados no papo e dicas para o setor de marketing e foodwaste para 2024:

Conheça, eduque e conscientize o seu cliente

Para Lucas Infante, CEO e co-founder da startup, o lucro é consequência de um trabalho bem feito e para as marcas prosperarem é preciso conhecer o mercado e os hábitos de seus consumidores. Nas startups, para dar início ao negócio, os empreendedores refletiram como consumiam alimentos dentro de suas próprias casas, para só depois criar algo para educar, conscientizar e propagar o movimento de combate ao desperdício de alimentos.

 

“No Brasil, infelizmente, temos uma cultura habituada ao desperdício. Como a gente faz um alerta pra isso? Já evoluímos muito nesses dois anos de empresa, mas nosso maior desafio ainda consiste em como conseguir conscientizar empresários e empresas sobre o desperdício, não só pela margem de lucro, mas pelo fato de que estamos jogando comida que pode ser consumida fora. Além disso, seguimos na linha de reeducar o consumidor, impactando em toda cadeia. Sabemos que temos um desafio, mas maior que ele é o apetite de abraçar essa missão de combater o desperdício de alimento no Brasil”, explica.

 

Satisfação do cliente como indicador mais importante para saúde do negócio

Para João Branco, é difícil e talvez impossível agradar todos os clientes. Mas toda empresa tem um público e é pra esse público que o empreendedor deve fazer sempre o melhor. “Para negócios prosperarem é importante olhar para a satisfação do cliente como indicar mais importante para a saúde do negócio. A dica é: fazer uma promessa, entregar com consistência e, se possível, talvez até um pouco a mais. Organicamente, os clientes começam a falar bem e engajar com a sua marca”, comenta o especialista.

 

Experiência do cliente: encantar o cliente dá menos trabalho do que parece

Para João Branco, ao pensar no cliente, toda empresa precisa pensar que está ajudando o cliente com alguma coisa. “Ao contrário do que muitas marcas pensam, fazer a experiência do cliente não é algo tão trabalhoso, pequenos gestos fazem a diferença e isso nasce do empreendedor, do atendente, de todos que estão trabalhando naquela empresa e que se importam com seus clientes. A dica de ouro é: ouvir e tratar seus clientes com amor, carinho e atenção”..

 

Consumidor mais consciente é tendência para os próximos anos

Entre as tendências para 2024 e os próximos anos, com certeza estão decisões mais conscientes e consumidores mais conscientes. “Se comparado com países da Europa, por exemplo, o Brasil ainda está engatinhando na forma com que lidamos com a relação das marcas com os clientes e isso impacta também na comida. É um processo de conscientização coletiva, de educar. No caso da Food To Save, em cada sacolinha que as empresas entregam em parceria com a startup não tem só produto, tem sua marca junto e tem um pouco de você, do empreendedor, também. Coloque sua melhor parte”, explica João Branco.

 

Já para Paulo Camargo, as tendências estão relacionadas ao senso comum – ou deveriam estar. Ele acredita que a nova geração está apta para resolver muitas questões e problemas do mundo. “Cada vez mais usamos o poder de influência para espalhar mensagens de consciência, espalhar missões. Esse processo começou e ganha força para os próximos anos. Aqui nosso papel é criar conexões. O cliente muda, o mercado muda. Além de pensar em tendências, minha maior dica para os empreendedores é aguçar a sua capacidade de perceber quando o cliente muda para agir, e ele muda o tempo todo”, comenta.

 

Combine performance com propósito para fazer algo diferente

Parafraseando uma citação na primeira edição da Revista Forbes “As empresas existem mais para gerar felicidade no mundo do que para acumular montanhas de dinheiro”, Branco fala sobre o olhar do empreendedor além do lucro. “Quando conseguimos combinar performance com propósito conseguimos fazer algo diferente. É isso que enxergo e acredito dentro da Food To Save. Toda empresa quer ter lucro, mas acredito que todo empreendedor também quer ter a sensação no final da carreira de que fizemos algo que deveria ser feito, algo além do dinheiro. As empresas existem para gerar mais felicidade no mundo e não devemos esquecer disso”, finaliza João Branco, que foi eleito o Profissional de Marketing mais admirado do Brasil

Fonte: Assessoria