logo paraiba total
logo paraiba total
Como aproveitar a black friday para comprar viagens

Wanderlust AÍ Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Os encantos vencedores de Portugal no prêmio de melhor destino turístico Europeu

18 de outubro de 2023

Olá Viajante! Como está o planejamento da próxima viagem? O meu está indo bem, tenho uma viagem de realização de sonho em dezembro, essa já estou planejando, já comprei a passagem de avião, falta o alojamento. Vou trazer para vocês dicas deste destino imperdível de natal, mas até lá vamos para sugestões aqui em Portugal que foi eleito o melhor destino da Europa nos “óscares” do turismo, na 30º edição europeia do World Travel Awards (WTA).

Já tinha trazido essa informação, no entanto faltou dizer quais encantos portugueses venceram os prêmios, no total, o país levou 17 prêmios e vamos a eles.

O Algarve conquistou, pela 10.ª vez e pelo 5.º ano consecutivo, o título de melhor “Destino de Praia da Europa”. Realmente já visitei várias cidades algarvias e a beleza é de tirar o fôlego. E não só, como já falei em outra postagem, lembre viajante que lá se faz um ótimo vinho e muitas experiências além do mar são recomendadas como tour nas vinícolas.

A cidade de Lisboa nem é preciso comentar, já fui umas 7 vezes e não me canso. Sempre há novidades e é claro que foi eleita o melhor destino urbano da Europa e o Porto de Lisboa conquistou o prémio de melhor Porto de Cruzeiros da Europa (pela oitava vez consecutiva). 

Quem também venceu foi a belíssima cidade do Porto que foi eleita a melhor escapadinha. E realmente posso confirmar que a viagem a Portugal só fica mais interessante quando vamos além de Lisboa. O Porto é destaque com tantas atrações e experiências que dois dias é pouco para passear, e não fique apenas no Centro e suas ladeiras, vá além na foz do Douro, praias, passeio de barco e muito mais!

A ilha da Madeira não podia faltar na lista de vencedores, onde venceu como melhor destino insular. Eu não conheço pessoalmente, mas já é um lugar de sonho para realizar!

Outro lugares que eu ainda não conheço também venceram, como os Passadiços do Paiva conquistou o prémio de melhor atração turística de aventura, pelo 3º ano seguido. E o Quake — Museu do Terramoto de Lisboa ganhou o prémio de melhor nova atração turística. Já estou ansiosa para visitar! 

O setor da hotelaria também tem destaque no WTA: Monte Santo Resort (Melhor Resort Romântico da Europa), Dunas Douradas Beach Club (Melhor Resort Villas), Pestana Palace Lisboa (Melhor Hotel de Luxo Business), Pestana Porto Santo (Melhor Resort All-Inclusive), Vale do Lobo (Melhor Resort de Lifestyle), Bairro Alto Hotel (Melhor Landmark Hotel).

 E para finalizar, foram reconhecidas iniciativas como o projecto Dark Sky Alqueva, com o prémio de turismo responsável, e a Amazing Evolution, que foi a vencedora como melhor empresa gestora de hotéis.

O que podemos destacar com tudo isso é que Portugal é um dos melhores destinos do mundo com tantos destaques turísticos, tem evoluído muito no setor como um todo e que o país desde antes da pandemia já se preparava para chegar neste patamar.

Outro ponto a ser observado é que há muito o que melhorar também nas estruturas das cidades que têm recebido cada vez mais visitantes e moradores (depois que se apaixonam pelo lugar e também de trabalhadores). O destino tem que ser bom para quem vive, trabalha e visita. O governo tem que fazer a gestão macro e micro da situação e com certeza vai influenciar mais prêmios e destaques internacionais como este.

É isso viajante, simplesmente recomendo Portugal, até porque vivo cá e verifico in loco todas essas verdades atribuídas a estas cidades. E com essa observação, a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós fica por aqui e na semana que vem trago mais sugestões e dicas de turismo e experiências! Até lá viajante! Te aguardo por aqui!!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.