logo paraiba total
logo paraiba total
Como aproveitar a black friday para comprar viagens

Wanderlust AÍ Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Mais uma aventura na estrada, desta vez de moto elétrica: Realizar um sonho, viver os desafios de se aventurar e a importância de traçar um caminho

14 de setembro de 2023

Olá viajante! Como foi sua última viagem? Estou mudando a pergunta para estimular uma reflexão. Lembra da minha viagem a Mérida? Foi meio frustrante né, mas a de ontem deu tudo certo apesar de que antes de dar, estava tudo dando errado. Explico:

Nossa viagem era para Aveiro, a famosa Veneza Portuguesa, com o objetivo de buscar uma moto elétrica. Queria ter passeado, mas não seria possível. Nosso propósito era outro. Para chegar lá íamos de ônibus e perdemos. Meu marido não conseguia estacionar e mesmo eu estando na rodoviária não iria sem ele. Ele encontrou uma vaga depois que o ônibus já tinha partido.

Compramos outra passagem, para o próximo horário disponível e desta vez deu certo. Chegamos ao destino. Checamos a moto e no nosso planejamento tínhamos o caminho mais curto e seguro a percorrer por ser uma pista ampla e com telefones de serviço, pois podíamos precisar. Observei também que pela especificação da moto poderíamos percorrer por volta de 100 km, daria tranquilo pois só iamos precisar de menos de 80. No entanto…

Antes de continuar, temos que sempre curtir o que está sendo a experiência do caminho: a estrada é muito boa, a pilotagem da moto é muito diferente de uma versão a gasolina, muito mais leve e prática, pois só acelera e freia. O que no início é desafiador. Silenciosa. E para mim foi a primeira viagem de moto em Portugal e também andar numa versão elétrica. Tinha pouco trânsito, apesar de alguns caminhões (que quem é motociclista sabe que é um pouco complicada essa companhia na estrada). Estávamos um pouco ansiosos e apreensivos para saber o quanto ela iria percorrer com condições diferentes do que seria habitual. 

Para ela, o especificado seria 130 km numa cidade plana e com uma pessoa. Na viagem éramos dois e a estrada tinha muitas subidas, algumas longas. E o que pensamos que ela iria fazer 100 km só fez 50. Isso mesmo a moto descarregou antes do destino final.

Mas não se desespere caro viajante, eu tinha um plano: levar para a oficina onde meu marido tinha trabalhado e feito amigos para vida! E a moto completou os 50 km chegando na oficina. Lá foi possível dar mais uma carga nela, parcial que acreditávamos que seria suficiente para terminar o trecho que faltava. Aproveitamos para rever essas pessoas tão queridas e que fizeram muito por nós.

Agora estava resolvido? Não viajante, mas eu tinha outro plano: tentar ser resgatada por dois amigos que poderiam ir lá e assim aliviar o peso da moto para que ela pudesse seguir a viagem fazendo menos esforço e gastando menos energia. Conseguimos!

Nossos amigos foram me buscar e a moto estava com metade da carga. Descontei o que pude e fiz a conta: 130 km, vou arredondar para 100, e imaginar que metade da carga daria para fazer 50 km. Precisava de 38 para finalizar. Então o resultado seria positivo.

Voltamos para a estrada, agora eu estava preocupada se realmente aquela carga seria suficiente. Como fui de carro cheguei primeiro e fiquei rezando para meu marido chegar logo e o telefone não tocar, até porque estava quase descarregado.

Ansiedade, apreensão e fé!!! Para nossa alegria ele chegou! A moto fez dos 50 km que pensei os 38 necessários. Se precisasse andar mais 500 metros ela iria parar no meio da rua literalmente.

Agradecemos a Deus e aos amigos, pelo caminho e a jornada. Fica a lição: seja grato! Tenha fé! Não viaje com a moto elétrica a não ser que seja muito perto, faça amigos por onde passar, tenha planos pré-concebidos para não perder a calma em momentos desafiadores, tenha seguro (na pior das hipóteses estaríamos a salvo) e curta a experiência. A adrenalina da vida é viver coisas novas, desafiantes e que possam ser vencidas para que possamos aprender e evoluir cada vez mais.

É isso viajante, a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós fica por aqui! Na semana que vem tem mais histórias, dicas, informações relacionadas à viagem, turismo e experiências! Até lá! 

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.