logo paraiba total
logo paraiba total
Como aproveitar a black friday para comprar viagens

Wanderlust AÍ Vamos Nós, por Vanessa de Melo:  Te conta sobre o inédito não tão bom assim de realizar um sonho

6 de setembro de 2023

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Estou ainda me recuperando da última que fiz. Ainda não sei dizer como estou sobre o assunto, mas vou contar para vocês sobre um super perrengue. Só para deixar claro, estamos bem de saúde e não tivemos nenhum trauma físico, mas essa viagem saiu muito do esperado.

A viagem foi idealizada no último dia 16 de agosto, quando comprei ingresso para assistir meu cantor favorito, o colombiano Juanes. Alguém que me conhece bem poderia dizer: Ricky Martin, mas ele é o meu artista favorito. O Juanes é o cantor favorito!

O destino era Mérida, uma cidade espanhola que ainda não conhecia e muito especial porque possui muitas construções Romanas e por isso é Património Mundial. Digamos que iria realizar dois sonhos: ver o show e conhecer a cidade.

As diárias que tínhamos visto estavam além do orçamento, então resolvemos fazer algo inédito: acampar e ainda por cima com a Ágata. Sabíamos que seria uma aventura, mas como você já deve ter observado caro viajante, aqui o nível explorador e aventureiro é alto.

A distância era um pouco grande e levamos mais de 4 horas para chegar em Mérida, mas fomos e chegamos bem!  Chegamos a hora do jantar porque saímos tarde e paramos várias vezes para lanchar, dar comida, água e passear com a Ágata.

A janta foi maravilhosa, um cachopo de ternera, uma comida das Astúrias que nada mais é do que dois filetes de carne fritos recheados com queijo e presunto ibérico, uma delícia.  Tinto verano e as tapas que sempre acompanham as bebidas.

Montamos a barraca no Camping Mérida, a Ágata não quis saber de barraca e dormiu no carro com as janelas abertas, estava um tempo fresco e não choveu.

No dia seguinte fui olhar a previsão do tempo, que quando viajamos dava possibilidade de chuva na segunda, dia do nosso retorno. Para minha surpresa o dia que estava meio ensolarado com nuvens teria uma provável chuva fraca ao final da tarde.

Tomamos café no camping  e fomos tirar umas fotos da cidade, programar onde o carro ficaria na hora do show e também agendar os passeios do domingo quando eu iria entrar nos museus. Minha missão era tirar umas fotos pela cidade, voltar para o camping e descansar para o show. Assim foi feito.

Por volta das 17 horas uma super ventania começou e esfriou bem, olhei a previsão do tempo e o pior iria acontecer: chuva e muita, além de raios, trovões e granizo tudo em uma hora e meia. Simplesmente comecei a rezar para que o show fosse mantido, porque depois a previsão dizia que a chuva iria parar. 

Passamos esse perrengue na barraca e a Ágata muito adulta estava conosco dormindo. Eu tentei me acalmar, mas sabia que seria complicado.

A chuva parou, estava tudo bem no camping, fui me arrumar. Fiquei pronta e fomos para a cidade que fica a 4 km de onde estávamos. Gostei muito do camping, era simples, mas de pessoas muito educadas e atenciosas. A comida do restaurante e a simpatia de uma funcionária nos ganharam o coração.

Ao deixar o carro num estacionamento e chegar na frente do Teatro Romano onde seria o show dos sonhos do meu cantor favorito, um aviso: cancelado devido a chuva. Muitos começaram a chegar e, assim como eu, ficaram super decepcionados. Meu coração sangrou de tristeza. Chorei bastante. Liguei pra minha mãe que me confortou: “Filha, o importante é que vocês estão bem, imagina se essa tempestade acontece com vocês lá, seria um trauma ainda maior. Você verá o Juanes em outra oportunidade”, e assim tentei me acalmar.

Meu marido e minha Ágata também tentaram me consolar, mas era difícil. Por fim, depois de conseguir algumas informações resolvi falar com as pessoas que vinham chegando para avisar que a empresa havia soltado um comunicado de que iria devolver o dinheiro na segunda e eles agradeceram as informações.

Fui até a Plaza de España, a plaza mayor de Mérida para tentar distrair a mente e comer alguma coisa. A cidade estava em festa e muita gente na rua. A praça estava bem cheia e animada e demos a volta nela para tentar passar e ver o movimento. De repente, vimos uma movimentação de viaturas da polícia e pensamos que confusão estaria acontecendo, até que eles foram para frente de um hotel. 

Fomos atrás para saber o que acontecia e para minha surpresa, o Juanes iria falar com os fãs que foram para frente do hotel para tentar um “prêmio de consolação”. Era minha chance de conhecer ele, mesmo que de uma forma diferente do que havia imaginado.

E sim viajante, parte do sonho se realizou e o Juanes muito generoso foi ter conosco. Falou que era um sonho para ele cantar no Templo Romano, mas que estava impossível de se realizar naquele momento porque a tempestade destruiu muitas coisas e inviabilizou o espetáculo. Seu coração imenso ainda nos deu um presente: cantou três músicas e eu gravei tudo, graças a um pau de selfie que magicamente estava na minha bolsa (nunca ando com ele). Foi mágico e feliz, apesar de não ter sido como planejei. Fiquei aliviada, mas não nego que ainda lembro do fato com tristeza.

Mas a aventura terminou assim? Claro que não. No domingo que tinha planejado ver os museus só chuva e não deu para fazer isso, e a volta na estrada se alongou por mais de 5 horas para Viseu. Mérida ficou com gosto de quero mais e um sonho quase realizado. Com certeza da próxima vez vai dar tudo certo!

Essa tempestade atingiu a península ibérica e para algumas cidades os estragos foram enormes. A mensagem da minha mãe foi sábia e eu tenho que me confortar com a esperança de uma próxima viagem!

E você viajante já passou por algo assim? A gente tenta planejar, mas às vezes sai do controle. O importante é tentar manter a calma e seguir em frente quando é possível!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e semana que vem tem mais aventuras, sugestões e dicas de viagens para você viajante se inspirar!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.