logo paraiba total
logo paraiba total

Joel Jota: “Quando a gente trabalha com persistência, paciência, disciplina, foco e objetivo muito claro, o trabalho devolve”

O empresário e treinador de alta performance esteve em João Pessoa para palestrar no Imagine The Future, que ocorreu no fim de julho

31 de agosto de 2023

De atleta a, literalmente, treinador. Ex-nadador da Seleção Brasileira, Joel Jota foi atleta profissional por quase 20 anos. Atualmente, ele se dedica a “treinar” empreendedores a tão esperada alta performance. Com mais de 4,1 milhões de seguidores no Instagram, Joel também é autor do livro ‘Esteja, viva, permaneça 100% Presente: O poder da disciplina, do foco e dos mini hábitos para conseguir realizar seu potencial máximo’. Na obra, Joel defende que o sucesso é possível ser treinado.

Joel Jota esteve em João Pessoa e palestrou no evento Imagine The Future, que ocorreu no Centro de Convenções. O Paraíba Total conversou com o empresário e trouxe uma entrevista exclusiva.

Você fala de performance, tem milhares de seguidores, as pessoas consomem o que você diz. Qual é o grande impedimento ou desafio do empreendedor que sabe o que deve fazer, porém não faz?

 

Para aqueles que sabem que entregam, o impedimento é a coragem. Não só para começar, mas para se sustentar quando as coisas não acontecem do jeito que se esperava ou deveriam. A pessoa estuda, gosta, sabe o que quer, conhece o caminho, entende que estar com pessoas melhores do que ele vai ajudar, que ter conhecimento é o processo. Então o que realmente falta é persistir nos momentos de dificuldade. Talvez o que falte é persistência suficiente para manter-se consistente durante a dificuldade. Lembrando que persistir é diferente de insistir e que existe uma linha muito tênue entre as duas coisas.

Como reconhecer esse limite?

Persistente é aquela pessoa que tem muita energia e sempre faz algo, mas de maneiras diferentes. Então quando uma pessoa sabe que está no caminho errado, quando não escuta feedback, quando está fechado, quando acredita estar sempre com a razão, percebe-se aí que cruzou a linha talvez até da teimosia. Porque o persistente é aquele indivíduo que não desiste por causa da opinião dos outros, mas também está aberto a ouvir um novo ponto de vista, refletir e inovar. E o inovar é buscar fazer uma coisa diferente, fazer de formas diferentes. Outra caminho é observar o progresso porque tem gente que desiste, não porque algo não é para ela, mas porque, às vezes, está cansada. Nesse processo todo uma coisa é importante: descansar quando se está cansado e não desistir porque se está cansado.

 

Como atleta, você conviveu muito com a competitividade e a rivalidade. O que é saudável?

As pessoa tendem a confundir bastante competitividade com rivalidade. Rivalidade é algo ruim, é querer ganhar a todo custo, querer ganhar sem fair-play, machucando, ferindo e atrapalhando outra pessoa. Já a competitividade não. Nesse caso, o indivíduo coloca o seu melhor para vencer. Nisso tudo, o esporte foi a base para eu aprender sobre essa diferença. Nunca encontrei, na minha vida, algo tão educativo como o esporte, para cabeça, valores e caráter.

Deixe uma mensagem aos nossos leitores que buscam empreender.

Tem uma mensagem que eu falo e vivo. Não é uma mensagem que eu criei, mas ela apareceu na minha mente depois que conquistei algumas coisas, que é: o trabalho volta. Quando a gente trabalha com persistência, paciência, disciplina, foco e objetivo muito claro, o trabalho retorna. Retorna devolvendo dignidade, esperança, perspectiva financeira e felicidade. Então, para quem está passando por um momento difícil ou desafiador a mensagem é: aprenda a descansar quando estiver cansado e não a desistir. Acredita na força do teu trabalho por reconhecer que é uma pessoa competente, entendendo que uma pessoa competente desenvolve novas competências e, com isso, não precisa se preocupar com o futuro, porque quando aparecer um problema essa terá a capacidade de solucioná-lo.