logo paraiba total
logo paraiba total
Como aproveitar a black friday para comprar viagens

Wanderlust AÍ Vamos Nós, por Vanessa de Melo: A polêmica: o que fazer para equilibrar o turismo evitando massificar um destino?

30 de agosto de 2023

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja bem animado porque viajar é um dos melhores combustíveis da vida: tenha sempre um objetivo!

E no meu caso um dos principais objetivos é um novo destino! Viajante raiz com certeza!

Na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana vou trazer uma reflexão para você que assim como eu adora viajar e nem sempre pensa em como aquele movimento de sair da sua rotina e fazer uma viagem pode atrapalhar a vida de um residente daquele destino. Pois é viajante, um problema sério do turismo como setor é não massificar uma cidade a fim de evitar que a qualidade de vida daqueles moradores não seja projudicada a ponto dele prejudicar a cidade só para não te receber ou fazer você desistir ou falar mal e assim não atrair ninguém. Isso acontece e é mais comum do que se imagina.

Ao abrir um site de notícias hoje encontrei a seguinte reportagem: Os habitantes da famosa aldeia austríaca Hallstatt realizaram um protesto contra o turismo de massas bloqueando a estrada principal de acesso à vila. A aldeia que se acredita ter servido de inspiração para a criação do reino de Arendelle no filme “Frozen”, da Disney, é parte do Património Mundial da Humanidade, também foi palco para gravação de uma série coreana e recebe em média 10 mil visitantes por dia na alta temporada. Os manifestantes queriam um limite para o número de visitantes diários e um toque de recolher às 17h para os ônibus de turismo. A cidade tem apenas 800 habitantes. A fonte da informação é do site News Sky.

Pense comigo viajante como os moradores se sentem neste contexto. Não deve ser fácil conviver com 10 pessoas a mais no mesmo espaço que antes era só ocupado por você. Ao invés de ter 5 pessoas numa fila ter 50, a qualidade de vida foi perdida. O trânsito de ônibus repletos de turistas é intenso, numa aldeia pacata que deve se sentir invadida.

O que pode ser feito para criar um equilíbrio? Talvez uma taxação, um número máximo permitido, uma reserva feita com antecedência deste número fixo que possam ser atendidos da melhor forma sem causar problemas aos moradores, afinal nem todo mundo vive do turismo. E qual motivo para que isso ainda não tenha sido feito? Dinheiro com certeza que vai para o Governo que lucra com tudo. Mas isso tem que ser revisto imediatamente para o bem da população e do turismo sustentável que tem estado nas pautas dos eventos do setor. O discurso tem que ir para prática com rapidez, senão protestos como estes serão frequentes.

Lembro da polêmica de Barcelona que estava sofrendo muito com o turismo de massa, a solução não foi implementada, mas alguns pontos foram. Por exemplo: a cidade é uma das mais caras da Europa para turistas, os museus são muito mais caros, produtos em geral custam mais lá do que em Valência, por exemplo. No entanto, isso não é bom também para quem mora que tem visto aumento no preço dos imóveis, produtos e serviços, além de outras coisas.

Quais seriam as soluções? Não sou especialista em políticas econômicas, mas uma coisa eu sei: não é bom ser viajante onde tudo fica cheio demais, caro demais, e os moradores não são felizes. É preciso a sociedade discutir o que seria melhor para o equilíbrio de todas as engrenagens e a maioria pelo menos, ficar bem com a procura pela cidade. Seria uma solução em conjunto e desejo muito que isso aconteça para que manifestações como essa na Áustria não precisem ser realizadas e que moradores e turistas possam conviver em harmonia para que todos se tornem viajantes da sua própria jornada.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana fica por aqui! Vamos pensar mais conscientes na vida daqueles que moram na cidade que vamos visitar e que possamos deixar aquele destino melhor para termos as melhores experiências.

Em breve Viajante, nós teremos muitas novidades! Fique por aqui e Aguarde! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.