logo paraiba total
logo paraiba total

Janguiê Diniz: “A educação é a mais fácil forma de mobilidade e ascensão social”

Além de empreender no campo da educação, o empresário também é escritor e possui métodos que contribuem para ampliar a visão de quem quer construir seu próprio negócio

10 de agosto de 2023

Um dos maiores empresários brasileiros na área de Ensino Superior, o paraibano de Santana dos Garrotes, Janguiê Diniz, esteve em João Pessoa recentemente para palestrar no Imagine The Future, evento voltado para empresários e pessoas que desejam empreender.

Janguiê é proprietário do grupo Ser Educacional, que atende mais de 190 mil alunos em mais de 60 unidades distribuídas por todos os estados da Federação. Contando com mais de 11 mil colaboradores, o grupo inclui as marcas Uninassau, Uninabuco, Unama, Univeritas, Uninorte e UNG.

Em entrevista exclusiva ao Paraíba Total, Janguiê Diniz, que é formado em Direito e no mundo dos negócios visto como uma referência e inspiração para muitos, conversou sobre empreendedorismo e educação. Confira abaixo:

Como o senhor vê o despertar do nordestino para o empreendedorismo?

O nordestino é um obstinado! É desbravador e superador de adversidades, que passa por muito mais desafios que pessoas de outras regiões, mas mesmo assim conseguem superar essas adversidade, crescer, prosperar e construir riqueza. Me vejo como um representante desse povo, nascido em uma cidade muito pequena, chamada Santana dos Garrotes, que na época era um distrito, consegui superar os obstáculos e adversidades usando as principais chaves que Deus nos deu, e uma delas, talvez a mais importante, foi a chave da educação. A educação mudou minha vida, minha história, meu destino e pode mudar a vida de todo mundo. Através da educação todos podem construir riqueza, nesse caso, a riqueza material a partir do empreender. Porém, a lição que passo sempre é a de que antes de empreender nos negócios, é preciso empreender na vida. É preciso se libertar das crenças limitantes, acreditar em si próprio, ter fé e adquirir autoconfiança e mentalidade de que é possível realizar porque tudo começa a partir da mente.

O senhor falou da educação como uma chave para o empreendedorismo. Um dos seus maiores negócios é o grupo Ser Educacional. O que o motivou a investir em educação?

A motivação veio da importância que a educação possui. A educação é a mais fácil forma de mobilidade e ascensão social. Então, em primeiro lugar foi o propósito, o propósito de qualificar o povo, de ajudar, de preparar, de fazer com que as pessoas mudem de vida por meio dessa chave fundamental, que é a educação. Em segundo lugar, havia muita demanda, então eu pensei pelo lado empresarial também. Além do propósito de vida, teve o propósito financeiro de criar um grande grupo educacional que fosse fomentador da cultura do empreendedorismo nacional e, ao mesmo tempo, uma forma de criar riqueza.

Qual a sua avaliação em relação à ascensão tecnológica que o Nordeste vem vivendo?

É o despertar do empreendedorismo digital, do empreendedorismo empresarial e isso é muito bem-vindo e muito bem visto. Então, eu só tenho a elogiar e louvar que os empreendedores paraibanos, os empreendedores nordestinos têm tido esse despertar e investido.

Homem paraibano, nordestino, como o senhor se vê enquanto empreendedor que é inspiração para quem quer se tornar dono do próprio negócio?

Bom, costumo dizer que sou além de um superador de adversidades, um inconformado compulsivo. Então, estou sempre querendo melhorar em tudo e, ao mesmo tempo, me vejo como um acelerador de pessoas, um inspirador de mentes, de pessoas. Desse modo, um dos legados que deixo é de uma história de vida inspiradora, que as pessoas possam se espelhar nela e transformar sonhos em realidade.