logo paraiba total
logo paraiba total

Ação da PBTUR leva jornalistas e influenciadores digitais para abertura do Caminhos do Frio em Pilões

FAMPRESS visitou o Museu de Arqueologia de Pilões e a abertura do Caminhos do Frio na cidade

11 de julho de 2023

A inauguração de um museu arqueológico e a solenidade de abertura do projeto Caminhos do Frio movimentaram a cidade de Pilões nessa segunda-feira (10). Os dois momentos contaram com a presença de jornalistas e influenciadores digitais que, a convite da PBTUR e SETDE participam de mais um FAMPRESS. A equipe do Paraíba Total esteve presente.

O objetivo da ação é promover o turismo no Brejo Paraibano por meio da produção de conteúdo por parte dos integrantes do FAMPRESS. “A cada semana, um grupo diferente participa e, assim, vamos realizar a mesma ação na abertura de cada município que está incluído dentro da rota cultural”, explicou o Presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena.

“O Brejo é potente em atrativos, economia e potencialidades várias e o Governo do Estado tem como política dar visibilidade a isso dentro e fora da Paraíba”, ressalta a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico – STDE, Rosália Lucas.

Museu

A história do Museu de Arqueologia de Pilões começou no ano de 2009, quando servidores do IPHAN realizaram vistoria na cidade de Pilões, especificamente na área de instalação de duas subestações de energia, uma de responsabilidade da CHESF e outra da ENERGISA. Essa vistoria teve como objetivo verificar a execução de pesquisa arqueológica na área da subestação da CHESF, que estava sendo executada pela equipe do arqueólogo Marcos Albuquerque e tinha como objetivo verificar a presença de sítios arqueológicos antes das obras de implantação da subestação.

Durante a pesquisa, foi identificado o Sítio Arqueológico PB 0047 LA/UFPE, com o resgate de 54 conjuntos funerários da Tradição Aratu. Ainda em 2009, durante a fase da pesquisa arqueológica, parte das obras da subestação da CHESF ocorreu sem a liberação da equipe de arqueologia e do IPHAN. Com isso, também precisaram ser paralisadas. Devido a esses dois fatores e, após várias tratativas entre as instituições, foi assinado um termo de ajustamento de conduta com a ENERGISA e um termo de compromisso com a CHESF. Esses dois instrumentos tiveram como principal ação a elaboração de projeto e execução do Museu de Arqueologia de Pilões.

O Museu foi construído no antigo Mercado Público e abrigará, entre outras coisas uma área para exposição permanente, com um acervo que contará com as urnas funerárias retiradas da área de implantação das subestações, bem como:

  • uma área para exposição temporária, onde poderão ser expostos vários trabalhos de artistas e profissionais da região e de outros lugares e com diversos temas culturais.
  • um auditório para diversos usos: teatro, apresentações diversas, reuniões, ações de educação patrimonial.
  • Quiosques para venda de alimentação para os visitantes e souvenir.
  • Laboratório e reserva técnica.

De acordo com o representante do IPHAN (Luciano), que nos passou essas informações, foram importantes, nesse processo de implantação do Museu, a sociedade civil de Pilões, a Câmara de Vereadores da cidade e a Prefeitura de Pilões. Todos aceitaram o desafio e fizeram com que um processo que durou anos, pudesse ter o capítulo feliz que aconteceu nessa segunda-feira.

Pilões

Conhecida como cidade das flores, Pilões é a segundo município a sediar  a Rota Cultural Caminhos do Frio. Toda a programação será de 10 a 16 de julho. A programação vai contar com apresentações culturais, rodas de conversa e exposições de artes. O tema deste ano é poesia e para representar bem o segmento da literatura, o município contará com apresentações de Bráulio Bessa, Os Três do Nordeste, Cezzinha, Lalo Sanfoneiro e os Três do Xemego dando o tom a programação cultural do final de semana. 

A programação completa você encontra no site: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Calendário da Rota Cultural Caminhos do Frio

  • Areia: 03 a 09 de julho
  • Pilões: 10 a 16 de julho
  • Matinhas: 17 a 23 de julho
  • Solânea: 24 a 30 de julho
  • Serraria: 31 de julho a 06 de Agosto
  • Borborema: 07 de Agosto a 13 de agosto
  • Remígio: 14 de agosto a 20 de agosto
  • Bananeiras: 21 de agosto a 27 de agosto
  • Alagoa Grande: 28 de agosto a 03 de setembro
  • Alagoa Nova: 04 de setembro a 10 de Setembro

Redação com informações da Ascom do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano.