Papo de vinho, por Natália Gaion: Comunicação do vinho é a chave para o crescimento do setor
1 de junho de 2023
Essa semana eu li um artigo que apresenta alguns pontos sobre o futuro da comunicação no vinho, baseado em uma palestra Robert Joseph, editor da Meininger’sWine Business International. Fiquei bastante reflexiva e animada com o que li e o Papo de Vinho dessa semana não poderia falar de outro assunto que não esse.
Resumidamente, o texto publicado por Pablo Fernandez do blog Winext, ressalta que a indústria do vinho ainda enfrenta desafios na captação de consumidores mais jovens e salienta que é de suma importância que os produtores saibam se comunicar com as gerações Z e Millennials, principalmente envolvendo redes sociaise tecnologias.
No artigo, ainda é apontado que 95% das decisões de compra dos consummidores são subconscientes e que para que possamos propagar ainda mais o consumo da bebida precisamos entender as dinâmicas e elementos que influenciam essas decisões. Outra curiosidade do texto fala sobre a importância criar conexões emocionais com os consumidores. Segundo o texto, para que a indústria fortaleça os laços com o seu público é necesssário que incentivemos os consumidores a compartilhar suas experiências pessoais com o vinho, trazendo essas conexões e engajamento.
No entanto, um dos pontos que mais me chamou atenção [e que eu já vinha observando] é que informações visuais, como o design da garrafa e seu rótulo e harmonizações gastronômicas são cada vez mais relevantes para consumidor brasileiro. Isso sugere a necessidade de inovações na forma de contar histórias, especialmente na era da tecnologia disruptiva. Como profissional que está na linha de frente, tanto com o consumidor final, quanto com os times de vendedores, garçons e etc., eu percebo o quanto uns rótulos têm mais sucesso que outros quando contamos suas histórias, suas curiosidades.
Como comunicadora, também acredito que o futuro do vinho dependa [e muito] de sua comunicação. A nova geração se diferencia na forma de consumir e compartilhar conteúdo e a indústria do vinho precisa estar a atenda a isso. A renovação é o principal desafio do setor. Acredito que para estimular ainda mais os negócios do vinho, precisamos contar histórias que vão além do tradicional, utilizando memórias pessoais, tecnologia e, principalmente, simplificação. Só assim, teremos mais alcance e engajamento do público.
Sobre Natália Gaion
Sommelière profissional com certificação pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) e Association de laSommellerie Internationale (ASI). Tem 7 anos de experiência na área. Sou educadora de vinhos e professora instrutora de cursos no Senac/PB. Atua com consultoria de vinhos, tem amplo expertise em palestras, treinamentos e capacitações de equipes e com desenvolvimento e implantação de cartas de vinhos, planejamento de eventos e curadoria de vinhos. Já atuou em algumas distribuidoras de bebidas da Paraíba e hoje é sommelière da Nordil (Nordeste Distribuição e Logística). Além disso, é jornalista com pós-graduação, com anos de vivência em emissoras de televisão e rádio, além de assessoria de imprensa. Atualmente assina a coluna Papo de Vinho, do portal Paraíba Total. Assina o quadro Dicas da Somm, na TV Master. É uma paulista que foi criada no Rio Grande do Sul, e uma gaúcha vivendo em João Pessoa/PB.