
Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Te leva a conhecer o turismo fotográfico e a beleza do destino das rotas
17 de maio de 2023
Olá viajante! Como foi o presente do dia das mães? Ela ou você mesmo gostou da viagem? Melhor presente não é? Eu acho maravilhoso! E me conta aqui viajante, como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja cheia de riqueza de detalhes para que as surpresas sejam só boas!
Semana passada falei do turismo baseado no calendário das festas populares, desde próximo da sua cidade até indo mais longe. Hoje eu fiquei de dar mais detalhes e sugestões das festas populares que já participei, mas vou deixar esse assunto para a próxima semana, vou fazer uma coluna recheada para você viajar comigo nestas experiências.
Trago então um outro assunto que envolve turismo e fotografia (que são temáticas que amo e sou referência) que é o turismo de fotografia (observação de natureza e beleza através de rotas).

Você viajante pode fazer a seguinte pergunta: esse turismo de fotografia poderia ser turismo rural ou natureza? (poderia, mas não só), poderia ser de observação de animais como pássaros? sim, mas com outras opções também. Quando falo em turismo de fotografia não é apenas algo instagramável, vai além, estou englobando tudo no que chamam de turismo de rotas dentro da natureza, com finalidades de observação, e principalmente fotografar (registros). E as rotas são feitas principalmente na natureza e no interior, por isso poderia se encaixar nos conceitos anteriores, no entanto, como tem mais coisas resolveram, os estudiosos dar esse outro nome.
Eu simplesmente amei a experiência de fazer viagens de turismo fotográfico. Uma delas teve como destino a cidade de Araruna, na Paraíba, fui com um grupo de fotógrafos.Uma viagem muito especial por ter um professor e amigos de profissão que tinham muito conhecimento para repassar. Uma riqueza de beleza imersa na natureza, além dos desafios da rota que incluía subir montanhas e andar bastante. Uma outra a ser destacada foi também com esse grupo para o Lajedo do Pai Mateus em Cabaceiras, também na Paraíba. Antes fizemos umas trilhas e terminamos lá, um local belíssimo principalmente para ver o pôr do sol. Tiramos muitas fotos, experimentamos muitas coisas e foi incrível aliar aquilo tudo com a natureza. No entanto, não precisaria ser um grupo de especialistas para se divertir e tirar belas fotos dessa experiência, esse tipo de turismo é para todos.

Ser viajante é viver experiências e a natureza é repleta disso com sua beleza, fauna, flora, o todo e poder retratar isso é bom demais. Registrar as rotas com celular, fazer vídeos, transmitir isso em redes sociais divulgam o local e suas potencialidades, mesmo não sendo algo profissional, é enriquecedor para todos nós viajantes. É ir leve para estar bem disposto, levar sua água, passar repelente, usar roupas e calçados adequados e se aventurar. Daí você viajante me pergunta: Isso não seria mesmo um turismo de aventura? Tem aventura porque não, fazer uma trilha e fotografar no final uma cachoeira, subir montanha, tem uma pitada de adrenalina, mas a experimentação da viagem é registro em fotos então a meta é: quem vê foto não sabe o quanto foi divertido chegar ali.
Eu me considero uma viajante que ama fotografar, mas nem sempre esse é o objetivo da viagem é a fotografia em si, acho que aí está a diferença. Quando viajamos escolhemos um destino por vários motivos, neste caso, a motivação é lugar para fotografar. Belas paisagens, explosões de cores, texturas. Não existe aquela lista de pontos de interesse, roteiro de dias e horários fechados. É turismo de fotografia, um exemplo em Portugal é a rota Alentejana que começa no litoral e termina no interior, com suas belezas que vão mudando a cada quilômetro e estações do ano, incluindo vegetação, animais, terreno, geografia e alterações no microclima, costumes, cultura das cidades. É uma viagem que quero muito realizar em breve. Acredito que assim fica mais clara a diferença não é viajante! Acho que na próxima viagem você vai pensar em dar uma oportunidade para estar mais leve de preocupações e simplesmente curtir a rota e fotografar.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana fica por aqui com essa super dica de turismo que vem se aperfeiçoando para causar ainda mais impacto fotográfico na beleza natural deste mundo. Nos vemos na próxima! Até lá viajante!
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.