logo paraiba total
logo paraiba total
Pelo brejo paraibano: Conhece o Restaurante Vó Maria?

Rosa A Guiar – Por lugares incríveis na Paraíba, por Rosa Aguiar: Vamos ao centro de Araruna, no curimataú paraibano?

4 de abril de 2023

Tempinho esfriou, então nada mais apropriado do que viajar pelo interior da Paraíba, e, com certeza, se surpreender. Continuando nossa série vamos a Araruna, distante 165 quilômetros de João Pessoa, e que vale a pena demais. A capital paraibana dos esportes de aventura tem muito mais que isso. Mas para quem deseja adrenalina, as opções são inúmeras: pode escalar a famosa Pedra da Boca e fazer rapel, tem pêndulo humano também no Parque Estadual, tem trilhas de longas e pequenas distâncias, cânions e cachoeiras. Tem até voo livre. Mas este post é para falar da cidade, então ficaremos no centro antigo, que chama a atenção pelo belo casario, praças, igrejas e museu.

A história de Arauna, localizada no curimataú paraibano, começou por volta de 1830, quando foi erguida a capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Hoje tem o nome de Capela de Santo Antônio, é tombada pelo Iphaep e está muito bem preservada. É o marco de fundação da cidade. A imagem original da santa foi transferida para a igreja matriz, construída depois, e é a segunda maior igreja da Paraíba. A prefeitura já tem um projeto de investimento para dar mais visibilidade ao casario. Araruna vem da palavra arara una – em tupi, que quer dizer arara preta. Na verdade elas eram azuis escuro e eram abundantes na região.

Araruna possui um centro histórico que dá para percorrer a pé, com vários monumentos interessantes. Além da Capela de Santo Antônio e da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Histórico José Amancio Ramalho preserva fotos da cidade e de personagens importantes nascidos ali, como o primeiro paraibano a ser imortal da Academia Brasileira de Letras, Antionio Joaquim Pereira da Silva, e o político, ex-governador, ex-senador, José Maranhão. O Museu foi idealizado pelo jovem historiador da cidade, Wellington Rafael,e foi montado com acervo pessoal e de famílias que doaram objetos de época. Eu vi um ferro de passar roupa a gás. Tem cama de parto, penteadeiras, porcelanas, e muitas fotografias antigas.

Araruna está há 600 metros de altitude do nível do mar, e o clima da cidade fica bastante agradável a noite. No centro tem excelentes restaurantes e pousadas, entre eles o Hotel Alto da Serra, quase em frente a Praça João Pessoa, o Araruna Hotel e seu restaurante com comida regional deliciosa, e ainda o Spaço Gourmet, com cozinha internacional. Estou citando os que conheci, mas há outros no centro. A gente nota que o turismo está impulsionando a cidade, com novos espaços e bem atrativos. Depois de um passeio pelo centro, vale ir zona rural. Será o tema do próxima coluna. As fotografias são de Canindé Soares, de Natal. Aliás, os potiguaras já descobriram as belezas de Araruna faz tempo.

Sobre Rosa Aguiar

Jornalista com especialização em Redação Jornalística e mestrado em Jornalismo Profissional, editora do site Mais Turismo e Cultura. Seu Instagram é @rosaaguiar.