
Papo de vinho, por Natália Gaion: Decanter: quando, por que e como usar?
23 de março de 2023
O decanter é um dos acessórios mais desejados pelos amantes do vinho, mas também é o que gera mais dúvidas. Você sabe quando, por que e como usá-lo?
O decanter é usado no serviço de vinho há muitos anos. Atualmente os mais utilizados são os de vidro ou cristal. Antigamente o decanter era fundamental no serviço, porque os vinhos ainda não eram comercializados em garrafas, então o liquido era retirado diretamente das ânforas de barros ou das barricas de madeira e era levado no decanter direto para a mesa. Foi somente no século XVIII que o decanter passou a ser utilizado como é hoje.
Mas quando ele é usado e por que? Tecnicamente, decantar significa passar suavemente um líquido de um recipiente para outro a fim de separá-lo de um sedimento sólido. No caso do vinho, o objetivo é retirar as “borras”, que podem surgir no fundo da garrafa. Esses sedimentos do vinho são gerados pelo tanino (polifenol presente principalmente em vinhos tintos). O tanino ao longo dos anos se solidifica e cria essas borras, que não fazem mal a saúde, mas podem ser amargos e um pouco desagradável no paladar.
Outra função do decanter é a de aerar o vinho, ou seja, de colocar o vinho em contato com o ar, fazendo com que a bebida “respire” e permitindo a total libertação dos seus aromas. É por esse motivo, que normalmente o decanter possui um formato com uma superfície larga embaixo, para um maior contato do líquido com o ar.
Com relação ao tempo ideal de decantação não existe uma regra, depende do estilo do vinho. Porém, de modo geral, uma hora é tempo suficiente para o vinho oxigenar no decanter.
E que vinhos devem passar por esse processo? Vinhos muito antigos, com mais de 20 anos, não são indicados para a decantação, pois a oxigenação exacerbada poderá afetá-los negativamente. Vinhos muito jovens e sem passagem por barrica de carvalho não se beneficiam ao passarem por decantação. Brancos e rosés normalmente também não necessitam de decanter. Pensando assim, a dica de ouro é: quando você for degustar um vinho, confira o ano da safra. Se ele tiver em média 6 anos então pode ser uma boa ideia decantá-lo.
Agora que tal aprender a como usar o decanter?
- Quando o vinho for envelhecido (ou não filtrado) o ideal é deixar a garrafa de pé por algumas horas, para que os sedimentos se depositem no fundo da garrafa.
- Retire totalmente a cápsula que envolve o gargalo da garrafa para que fique mais visível a passagem do liquido.
- Com cuidado e lentamente, despeje o vinho no decanter.
- Quando estiver quase acabando o líquido da garrafa fique atento as borras que estavam no fundo da garrafa para não deixar cair dentro do decanter.
- Muitos profissionais usam uma vela ou um foco de luz contra a garrafa na hora de transferir para o decanter, como uma forma de acompanhar melhor a borra.
- Deixe o vinho descansar por cerca de uma hora. Vinhos mais antigos estruturados pedem um pouco mais de tempo de descanso.
- E então é só servir o vinho do decanter nas taças.
Sobre Natália Gaion
Natália Gaion veio de Porto Alegre (RS) há 4 anos. É jornalista experiente e também sommelière profissional certificada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) e Association de laSommellerie Internationale (ASI). É educadora de vinhos, ministra cursos no Senac-PB, é colunista do portal Paraíba Total. Também é sommèliere da B&A Distribuidora. Seu Instagram é @somm.nataliagaion.