logo paraiba total
logo paraiba total
João Pessoa está entre os 20 melhores destinos do NE para as férias

João Pessoa está entre os 20 melhores destinos do Nordeste para as férias

Capital paraibana está atrás apenas da Chapada Diamantina e Lençóis Maranhenses.

16 de março de 2023

Os melhores destinos do Nordeste têm praias de mar quente, azul, esverdeado, dunas, falésias, rios, manguezais, ilhas, chapadas, cidades históricas e gastronomia arretada. São inúmeros argumentos que reforçam a mesma certeza: o Nordeste é um imperdível destino de férias para quem busca dias de descanso em alguns dos melhores destinos de viagem do Brasil.

Melhores Destinos do Nordeste

Espalhados pelos nove estados da região estão alguns dos mais famosos pontos turísticos do nosso país. É tanta cidade bonita e lugares paradisíacos que provavelmente serão necessárias várias idas para conhecer os principais destinos do Nordeste!

Para te ajudar a pensar nas próximas viagens para o Nordeste, fizemos uma lista com os melhores nordestinos segundo a opinião dos nossos leitores no Prêmio Melhores Destinos 2022. Confira o ranking abaixo:

1 – Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos brasileiros para quem curte o ecoturismo. É impossível ficar indiferente diante das cachoeiras enormes, de cores e formatos diversos, grutas de água cristalina, trilhas, paredões rochosos perfeitos para escaladas e diversos mirantes naturais que nos entregam a imensidão das paisagens.

2 – Lençóis Maranhenses

“As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses“, descreve a editora Monique Renne no guia que escreveu sobre um dos mais lindos destinos do Nordeste. Prepare-se para mergulhos em lagoas paradisíacas, passeios em meio às dunas e um pôr do sol de tirar o fôlego de qualquer um.

3 – João Pessoa

Jampa, como carinhosamente é chamada pelos seus moradores, mistura o agito das cidades grandes com a tranquilidade da vida à beira-mar. A extensa orla, cheia de belas praias e a constante presença dos coqueiros fazem da capital um dos mais bonitos destinos do Nordeste. Para além das famosas praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, vale a pena conferir o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero do Ravel, visitar as piscinas naturais de Picãozinho e o centro histórico, além de se deliciar com a culinária paraibana.

4 – Barra Grande (Península de Maraú)

Na Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia, está um daqueles destinos de tirar o fôlego. Nas palavras da nossa editora de destinos, Monique Renne, a Península de Maraú é um lugar digno de causar paixões – e paixões que viram casamento: já que quem vai uma vez sempre volta. Pudera… são piscinas naturais, extensos coqueirais, longas faixas de areia e um pôr do sol que comove qualquer um. Barra Grande é uma das bases para explorar todo este cenário, uma vila pacata, com ruas de chão batido, bons restaurantes e ares interioranos.

5 – Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba é o destino perfeito para quem busca dias de sossego e descanso de frente para o mar. Quem está em Boipeba poderá chegar às lindas porções de areia – muitas delas desertas – fazendo caminhadas à beira-mar, por dentro de fazendas de coqueiros, percorrendo manguezais ou em passeios de lancha e barco pela ilha. Uma vez em Boipeba, aproveite para mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa, praticar snorkeling e, claro, experimentar alguns dos frutos do mar fresquinhos vendidos nas barracas que servem de apoio para os turistas.

6 – Itacaré

Vegetação bem preservada, faixas de areia praticamente inabitadas e uma cidade animada, cheia de restaurantes, lojas, bares e festas dão fama a Itacaré, um dos destinos mais procurados da Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. São treze praias principais para conhecer durante o descanso na cidade, algumas acessíveis de carro e outras por belas trilhas em meio à Mata Atlântica. Tem praia para todos os gostos! Confira o guia de Itacaré e conheça essa paraíso baiano.

7 – Maceió

Mar verde, piscinas naturais e uma das orlas urbanas mais bonitas do país deram a Maceió, a capital do Alagoas, a oitava posição no ranking dos melhores destinos do Nordeste. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são algumas das praias que roubam o coração dos turistas, mas há outras tantas nas redondezas que devem ser incluídas no roteiro.

8 – Maragogi

Embora os coqueiros estejam por todos os lados, a culinária seja de deliciosos peixes e frutos do mar e a tranquilidade faça parte dos dias de quem passa as férias por ali, são as águas cristalinas de Maragogi que fazem com que muitos visitantes se apaixonem pela região. Passeios de buggy, travessias de barco até as piscinas naturais, praias desertas, sossego e uma culinária deliciosa… Maragogi é um destino que cabe no bolso e um lugar onde o clima pacato se destaca.

9 – Jericoacoara

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila de Jericoacoara é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades e do agito diário. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carros ou ruas calçadas – tudo é de areia. No ar é perceptível a simplicidade e um acolhimento, que faz muita gente se sentir em casa. Jeri tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, festas e lojinhas de artesanato. É o lugar ideal para quem quer relaxar e revezar entre cenários belos, passar o dia na Lagoa do Paraíso e um fim de tarde na Duna do Pôr do Sol.

10 – São Miguel dos Milagres

Piscinas naturais que podem ser acessadas com passeios de jangada, sombra dos coqueiros e longe do turismo massivo. São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, é um destino perfeito para quem quer curtir um pedacinho de paraíso com toda a tranquilidade. A água do mar é esverdeada, morninha e não é difícil ouvir a comparação de que se está no Caribe brasileiro.

11 – Praia do Forte (Mata de São João)

A Praia do Forte é um dos principais pontos turísticos da Mata de São João, no litoral norte da Bahia. A charmosa vila reúne bons restaurantes e pousadas, piscinas naturais de águas mornas e claras, dunas e coqueirais. Considerada um ótimo destinos de férias para famílias com crianças no Nordeste, é na Praia do Forte que está localizada a sede do Projeto Tamar, responsável pela pesquisa e proteção das tartarugas marinhas. Uma vez na região, vale também o passeio no Instituto da Baleia Jubarte e ao Castelo Garcia D’Ávila (considerada a primeira edificação portuguesa construída no Brasil).

12 – Morro de São Paulo

Ruas de areia, carrinhos de mão para carregar as malas, praias reservadas, orlas mais agitadas, passeios de barco, mergulhos e esportes náuticos. Não é à toa que Morro de São Paulo, no litoral da Bahia, não muito distante de Salvador, encanta seus visitantes. Gastronomia de primeira e ótimas vistas para o pôr do sol completam os motivos pelos quais o destino faz parte dos melhores do Nordeste!

13 – Porto de Galinhas

Águas mornas, esverdeadas e agradáveis durante todo o ano fazem de Porto de Galinhas um dos principais destinos do litoral nordestino. Da Praia da Vila saem as jangadas que levam os turistas até as famosas piscinas naturais, onde se pode facilmente ver peixinhos de todos os jeitos. Importante destino que é, Porto de Galinhas está preparada para receber seus visitantes: há boas e variadas opções de hospedagem, boa gastronomia e ruas com lojinhas de artesanato para os agradáveis passeios noturnos.

14- Praia da Pipa

A Praia da Pipa, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, no Rio Grande do Norte, é aqueles destinos que agradam todos os públicos: desde os que buscam badalação até os que estão mais dispostos a curtir a tranquilidade da vida à beira-mar. Sobrevivendo e se reinventando turisticamente há algumas décadas, Pipa tem ótimas e variadas opções de hospedagem e restaurantes que contemplam todos os bolsos. Por lá, os visitantes são convidados a passar o dia nas diversas praias, fazer passeios de jardineira, buggy ou barco, curtir o pôr do sol na Lagoa Guaraíras e a noite no badalado centrinho.

15 – Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é uma unanimidade: quem nunca foi quer ir, quem já foi pretende voltar (e o quanto antes). As praias de água cristalina (que estão entre as melhores praias do Brasil), a rica vida marinha, as formações rochosas e a natureza bem preservada enchem os olhos dos visitantes, que não raramente voltam para casa afirmando ter encontrando o paraíso brasileiro. Bastam um pôr do sol, um passeio de barco e um mergulho com tubarões para se encantar e ter orgulho por um lugar tão lindo desses fazer parte do nosso Brasil. Estamos exagerando? Nadinha.

16 – Natal

Para fechar o top 20 do ranking dos melhores destinos do Nordeste, nossos leitores elegeram Natal, cidade cercada pelas mais variadas belezas naturais e por um ventinho constante. Ela é digna do título de “cidade grande”, mas tem aquele clima aconchegante de uma pequena capital, que cresce e muda constantemente.

17 – Barra Grande (Piauí)

Barra Grande é um delicioso destino localizado no Piauí que foi recentemente descoberto por kitesurfistas (estão aos montes por lá na época de ventos mais fortes) e que também serve de base para quem quer explorar a região do Delta da Parnaíba. Barra Grande tem uma enseada perfeita, com mar super calmo na maré baixa e com um pouco mais de ondas na maré alta. Por lá, um dos principais passeios é adentrar o mangue até chegar à colônia de cavalos-marinhos do Camurupim.

18 – Arraial D’Ajuda

Menos urbanizada do que sua vizinha Porto Seguro, na Bahia, Arraial D’Ajuda é o destino ideal para aqueles que veem as férias mais ou menos assim: praia de dia e agito em barzinhos com música ao vivo à noite. Em uma passagem por Arraial, não pode faltar um passeio pelo centro histórico e pela Rua do Mucugê, onde ficam as lojinhas de artesanato.

19 – Aracaju

Aracaju é daquelas capitais do Nordeste com ares de cidade interiorana. A capital do Sergipe é o destino certo para quem gosta de praias que parecem ser infinitas, como a Praia de Atalaia. E tem ainda rios, lagos e manguezais por todos os cantos – não à toa o caranguejo é um dos pratos mais emblemáticos da cidade, que ganhou inclusive um monumento em sua homenagem, a Passarela do Caranguejo. Uma vez por lá, vale fazer passeios como o da Crôa da Goré e também conhecer destinos vizinhos como a Praia do Saco, no sul do Sergipe, e Mangue Seco, na Bahia.

20 – São Miguel do Gostoso

A cerca de 100 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está o vilarejo de pescadores São Miguel do Gostoso, que recentemente virou um dos mais badalados destinos do Nordeste para Réveillon. Nas demais épocas do ano, no entanto, o clima por ali é de calmaria total: ruas não pavimentadas, praias praticamente isoladas, onde o vento sopra com força e de forma constante, tornando este um dos principais points de kite e windsurf em todo o país. Para além das praias, São Miguel do Gostoso ainda serve como base para passeios de buggy e para visitar outras praias próximas e até piscinas naturais (parrachos, como chamam por lá), como Perobas ou Maracajaú.