
Rosa A Guiar – Por lugares incríveis na Paraíba, por Rosa Aguiar: Mata do Seró e Dona Inês: vamos ao interior
14 de março de 2023
Outono começando e a nossa dica é aproveitar temperaturas menos quentes e visitar o interior da Paraíba. Eu garanto que você vai se surpreender. O município de Dona Inês, por exemplo, que fica ali, coladinho com Bananeiras, é um lugar ideal para um encontro consigo mesmo. Depois de uma pandemia, todos nós precisamos nos reconectar com a nossa essência, com o real, e isso fica muito mais fácil junto da natureza. Eu fiquei com vontade de fazer a trilha, logo eu, que não sou atleta, quando estive na Mata do Seró.

A Mata do Seró faz parte da trilha do “Caminho das Ararunas”, de longa distância, que passa por lugares incríveis de Dona Inês, Araruna, Riachão e Tacima, e é a maior trilha de longo percurso do Nordeste. São cerca de 120 quilômetros que reúnem matas nativas, cachoeiras, lajedos e monumentos dos quatro municípios. Mas a gente pode fazer a caminhada em etapas. A Mata do Seró é um resquício de mata atlântica, é toda sinalizada, possui placas indicativas dos animais que podem ser avistados, possui área para piquenique, possui cachoeira, área para rapel e para contemplação. Tem até o Bar da Mata, que abre nos finais de semana.

Quem gosta de acampar na mata tem uma área para isso, e ai ficar ainda mais perto da natureza. Dentro da Mata do Seró tem ainda um marco geodésico colocado pelos americanos na década de 1970. É possível fazer rapel negativo na Pedra do Purgatório e seguir pela Trilha da Furna da Onça. Dizem que tem onça por lá. Mas o importante é se entregar a beleza, a calma, a natureza e observar como tudo é perfeito e lindo. Quem desejar apenas caminhar pela mata, pode acionar guias e pernoitar na cidade. Você vai encontrar um povo simples, real e acolhedor. @donaines.pb.

Sobre Rosa Aguiar
Jornalista com especialização em Redação Jornalística e mestrado em Jornalismo Profissional, editora do site Mais Turismo e Cultura. Seu Instagram é @rosaaguiar.