logo paraiba total
logo paraiba total
Fitur destaca a importância das ferramentas tecnológicas

Fitur destaca a importância das ferramentas tecnológicas para gerar melhores viagens

Objetivo é tornar as viagens melhores em diversos aspectos

19 de janeiro de 2023

A FITUR – Feira internacional de Turismo que acontece em Madrid, na Espanha, até o próximo domingo (22), é um evento grandioso pois é um importante termômetro do que o mundo está fazendo para evoluir o turismo. Um dos destaques desta edição é ressaltar a importância do uso de tecnologia e suas ferramentas para melhorar a experiência do setor.

Os números que envolvem a cadeia produtiva do turismo estão voltando a crescer depois de dois anos de pandemia. E os especialistas apontam para a recuperação. Essa esperança no futuro passa pelo uso de ferramentas tecnológicas que vão ajudar na diferenciação e personalização das experiências dos viajantes.

A constante inovação em conteúdos, sites, softwares, automatizações, plataformas de Inteligência Artificial, aplicativos tem auxiliado na personalização das viagens e experiências, agregando valor, criando relevância para quem trabalha em todas as etapas do turismo e chegando a uma proposta justa para o cliente final, nós viajantes!

Na FITUR podemos observar tudo isso nos diversos estandes e palestras voltados para o tema de tecnologia que está em alta e virá com cada vez mais força nos próximos anos. A inclusão de todos e a sustentabilidade que a tecnologia pode proporcionar também está no radar e iniciando um caminho sem volta.

Uma das novidades mais inovadoras está presente no #techYhotel, um protótipo de alojamento do futuro com Pet Check In para animais de estimação, ócio virtual, realidade aumentada, tecnologias coliving, coworking e inteligência artificial. Seu desenho é inspirado no submarino Nautilus de Julio Verne. Uma obra do arquiteto Miguel Soler e construída pela empresa Geodomos.

Acessibilidade e atitudes de cidade inteligente são destacadas em ações como ir além dos vídeos institucionais e dar a sensação de realmente estar pisando no destino. Um exemplo é o uso de um tour virtual 3D visto em óculos de realidade virtual apresentado pela prefeitura de Teulada Morair, cidade litorânea de Alicante.
Além disso, foi apresentada uma aplicação móvel com toda a oferta turística do local. 

O prefeito Raúl Lobell informou que com os óculos de realidade virtual, o usuário poderá fazer um passeio panorâmico por todo o litoral e conhecer as ruas dos centros históricos, além dos diversos pontos culturais de Teulada Moraira. E sobre o aplicativo vai dar aos usuários a oportunidade de recolher toda a informação turística necessária como percursos pedestres, gastronomia, atividades, locais e lojas, entre outros.

Um dos temas mais debatidos na FITUR é o futuro do turismo. Por ócio ou por negócio todos vão viajar e o assunto deve se centrar na necessidade que as cidades/ destinos têm de se tornarem mais acessíveis, inclusivas, sustentáveis, inteligentes, rentáveis, gere bem estar para o viajante cada vez mais exigente, buscando o uso da tecnologia na usabilidade de ferramentas a fim de melhorar toda a cadeia do setor.

A torcida de todos é pelo crescimento do turismo e dos investimentos no setor seja de caráter público (governos) como particular (empresas) para que juntos possam oferecer o melhor para quem visita como também para quem vive. Assim quem mora pode divulgar e melhor receber, e quem está apenas de passagem vai publicizar sua experiência em todos os níveis de comunicação.