logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista orienta sobre como economizar na compra material escolar

Veja dicas para manter as compras dentro do orçamento

19 de janeiro de 2023

Para quem tem filhos em idade escolar, no início do ano é costume dedicar um tempo para comprar e organizar o material escolar das crianças e jovens. A tarefa requer cuidados. E é nesse momento que os pais buscam os melhores preços em busca de reduzir os altos gastos.  Segundo especialistas em economia, com planejamento e paciência, é possível fazer as compras com tranqüilidade e ainda economizar um bom dinheiro antes do início do período letivo,  como informa a doutora em Economia ,Camila Mirella Santos, e professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). 

Uma das principais dúvidas na hora de ir comprar o material escolar é se leva ou não os filhos à livraria e/ou papelaria. Nesse quesito, surgem duas ponderações. Do ponto de vista financeiro, a especialista orienta que é interessante não levar. “As lojas têm muitos atrativos que acabam incentivando a compra por impulso, onde a criança ou adolescente vai querer levar objetos que nem são essenciais causando um gasto maior que o previsto”. 

Todavia, levar os filhos para que eles escolham o que gosta pode acabar incentivando um despertar para o prazer de estudar. Nesse caso, Camila Santos afirma que é preciso fazer uma negociação com a criança ou adolescente: “É importante impor certos limites, dizendo o que pode ou não pode comprar dentro do orçamento de modo que não cause insatisfação em ambos os lados. O básico compra, o que for extra, mas com valor razoável se negocia e o que for de valor alto e supérfluo não entra no acordo”. 

Com relação à economia na hora de adquirir os livros, uma dica é procurar saber se a política da escola aceita livros usados. Para a doutora em Economia ao comprar livros usados e em bom estado de conservação, a economia pode chegar a no mínimo 50% do que gastaria comprando livros novos. 

Outra orientação é onde comprar o material escolar. Aí cabe aos pais e responsáveis pesquisar o melhor preço e observar os prazos de pagamento oferecidos, que devem ser de acordo com o que fica melhor no bolso do consumidor, esclareceu a especialista.