logo paraiba total
logo paraiba total
Decanter: quando, por que e como usar?

Papo de vinho, por Natália Gaion: Um vinho por mês

5 de janeiro de 2023

O ano começou e resolvi sugerir neste artigo um tipo de vinho para cada mês de 2023, porque, sim, existe um tipo de vinho para cada ocasião. O vinho é uma bebida versátil. Ele combina com qualquer momento, seja uma comemoração em família, um jantar romântico ou um almoço entre amigos. Então que tal? Vamos juntos?

Janeiro

Verão, sol, praia, férias, curtição. Clima perfeito para vinhos leves, refrescantes jovens e também mais descomplicados. Minha indicação são os vinhos brancos, os espumantes e/ou também aquelas bebidas que são elaborados para serem servidas com uma pedra de gelo (os vinhos e espumantes ‘ice’).

Fevereiro

“Em fevereiro, fevereiro, tem carnaval”. Fevereiro é a época mais quente e festiva do ano e a minha indicação são os frisantes brancos e rosés em lata. Eles são leves, refrescantes e são fáceis de transportar, práticos de abrir e também gelam muito rápido.

Março

Ano “começa” para o brasileiro e o clima fica um pouco mais ameno. Minha dica é para os vinhos rosés. Eles são refrescantes, mas já carregam um pouco mais de corpo. Além disso, eles  acompanham muito bem pratos como salmão, camarão, carpaccios, gaspacho, saladas, paella, etc.

No curso, os enófilos aprendem a ver, classificar e julgar os elementos que compõem vinhos, com técnicas usadas em avaliações profissionais.

Abril

Em abril temos uma das datas de mais importantes de nosso calendário: a Páscoa. Normalmente essa ocasião combina com vinhos tintos. Minha indicação são os portugueses para harmonizar com as receitas que levam o clássico bacalhau. E para deliciar junto com os chocolates, sugiro os tintos encorpados, como os da uva Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional, etc.

Maio

Em maio as temperaturas já estão mais amenas e o convite para os tintos é tentador. Eu indico vinhos gastronômicos para acompanhar aquelas delicias de pratos como massas, risotos, pizzas e etc.

Junho

A época mais animada do ano chegou e com ela o convite para celebrar o São João. Eu acredito que espumantes combinam muito bem com festas em geral. A bebida é alegre e as borbulhas são um charme.Vale lembrar que os moscatéis também são muito benvindos, porque combinam com as delícias doces da festa junina.

Julho

Época de chuva e nada melhor que um bom vinho para acompanhar. Eu indico experimentar alguns rótulos diferentes, aqueles vinhos elaborados com uvas não convencionais ou de origem/país não tão comum.

Agosto

Mês de aniversário da nossa Paraíba. Época de celebrar a fundação desse estado que só nos orgulha. Para celebrar que tal brindarmos com um espumante?

Setembro

Temperaturas voltando a subir e a combinação aqui são os vinhos tintos mais leves. Que tal abrir um Pinot Noir, um Gamay, Bonarda, Grenache servidos mais frescos?

Venda de vinhos cresce com retomada de eventos
foto: divulgação

Outubro

Primavera chegando e com ela a combinação ideal são os vinhos rosés. Os de Provença (França) são clássicos que nunca saem de moda.

Novembro

As altas temperaturas retornam oficialmente e com isso minha indicação são para os brancos. Que tal correr para os Vinhos Verdes (Portugal) ou para os clássicos de Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Chardonnay?

Dezembro

Fim do ano é época das comemorações, de encerramento de mais um ciclo, e a combinação é mesmo com os espumantes e champagnes. A borbulhas são perfeitas para celebrações e festas.

Sobre Natália Gaion

Natália Gaion veio de Porto Alegre (RS) há 4 anos. É jornalista experiente e também sommelière profissional certificada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) e Association de laSommellerie Internationale (ASI). É educadora de vinhos, ministra cursos no Senac-PB, e colunista do portal Paraíba Total. Também é sommèliere da B&A Distribuidora.Seu Instagram é @somm.nataliagaion.